©2022 - Todos os Direitos Reservados

Você faz backup e ainda está inseguro? Entenda porquê

Você faz backup e ainda está inseguro? Entenda porquê

O backup é uma das atividades mais desafiadoras e de maior responsabilidade da TI. E quando falamos em desafio, ele está mais ligado a criar rotinas disciplinadas para realização do backup e checagem para garantir que o processo foi feito de maneira certa, sem interrupções.

Pode parecer um absurdo, mas dois dos principais motivos pelos quais as empresas não possuem um backup confiável, e acabam perdendo dados, são o excesso de confiança (“isso não vai acontecer comigo”) ou falta de responsabilidade com o processo.

Todo o procedimento, todos os processos, as configurações dos jobs e toda a estrutura para de fato realizar o backup, seja por meio de gravação, por meio do uso de softwares, de fitas de backup e até soluções em Cloud Computing precisa ficar a cargo da área.  

Como todo gestor, ou empreendedor, em TI sabe bem o backup é de suma importância para qualquer empresa. Sem ele, dados vitais para os negócios ficam suscetíveis à corrupção, ataques, exclusão acidental, perda repentina por falha de hardware ou por acidente ou ainda por desastre natural.  E perda de dados significa prejuízo financeiro e estratégico.  Portanto, quanto mais segura, disciplinada (com a execução do backup) e moderna for a sua estrutura de backup, mais a sua TI será realmente eficiente.

Há empresas que, na busca por eficiência em TI, optam por ter um software de backup com armazenamento local que ajude na execução dessa tarefa tão importante . Mas será que realmente essa é uma opção segura? Veremos no artigo de hoje o porquê e as melhores opções do mercado para substituir o backup local. Confira.  

As perigosas desvantagens de um software de backup com armazenamento local

A maior desvantagem do uso de um software de backup com armazenamento local que não trabalha na nuvem, como você já deve imaginar, é a segurança. Um software de backup local instalado e que sincronize seus dados em um único local físico está, infelizmente, sujeito a ataques do tipo ransomware (vírus sequestrador).

Como o computador “trava” e não pode mais ser acessado, o seu backup foge das suas mãos e fica diretamente nas mãos dos hackers. Assim, você perde o acesso e o domínio sobre os seus dados. E infelizmente os ataques cibernéticos estão ocorrendo com uma frequência cada vez maior.

Em maio de 2017, um ataque organizado de hackers afetou 74 países e milhares de pessoas físicas e jurídicas.

Vantagens de ter backup em nuvem

Como vimos um software que não trabalhe com a nuvem já não é a opção mais moderna e segura para backup. Quem deseja ter uma TI realmente digital precisa investir em backup profissional em nuvem. Só essa opção permite que você mantenha todos os seus arquivos centralizados e organizados em um único lugar, ou seja, na internet com maior segurança, mobilidade, acessibilidade.

Ao longo dos últimos tempos, as opções de backup profissional em nuvem, recuperação e restauração emergiram como um método seguro, econômico e confiável para proteger as quantidades crescentes de informações corporativas geradas todos os dias.

Ao adotar um backup em nuvem que una armazenamento cloud, serviço especializado e automação facilita a criação e a execução da sua rotina de jobs. Também permite que dados que foram alterados sejam copiados em backup garantindo que suas informações sejam salvas atualizadas. Tudo isso é feito em menos tempo do que os backups em fitas, por exemplo.

Uma solução de backup em nuvem completa também permite a criação de pequenos snapshots automaticamente em uma mídia externa ou em na nuvem. Dessa forma, a cada alteração de arquivo ou mudança de configuração, um “espelho” do que foi criado será armazenado. Caso algum sistema falhe ou arquivo seja apagado, basta restaurar os dados novamente.

Outro ponto importante, ligado à restauração, são as rotinas para teste de recuperação de dados – para garantir a integridade do backup.

O sistema restaura os dados, mediante a autenticação de senha para descriptografia dos dados, independentemente da sua localização ou do dispositivo utilizado (não fica centralizado em um só computador, por exemplo), incluindo arquivos individuais em seu formato nativo para que você possa retomar as operações comerciais imediatamente. Ele também fornece uma solução flexível que se equilibra à medida que suas necessidades de armazenamento evoluem, ou seja, é uma opção que acompanha o crescimento da sua empresa.

Esse tipo de backup faz parte do novo conceito de Cloud Compunting: ele te protege de ataques cibernéticos e ainda torna a sua TI muito mais eficiente.