©2022 - Todos os Direitos Reservados

Avaliação de Vulnerabilidades (VA) versus Testes de Penetração (Pentest)

A segurança cibernética é crucial para proteger dados, ativos e a continuidade dos negócios. No centro desta disciplina estão a Avaliação de Vulnerabilidades (VA) e os Testes de Penetração (Pentest), fundamentais para uma postura de segurança robusta.

Entendendo Avaliação de Vulnerabilidades (VA)

A Avaliação de Vulnerabilidades é um exame sistemático para identificar e classificar vulnerabilidades em ambientes. Ela fornece uma visão completa da segurança, permitindo priorizar as correções eficazmente.

Entendendo Testes de Penetração (Pentest)

O Pentest, por outro lado, simula ataques cibernéticos para avaliar a resiliência dos sistemas, com um escopo geralmente mais restrito, focando em ativos ou aplicações específicas, ao contrário da VA, que oferece uma visão abrangente.

A Relação entre VA e Pentest

A VA é um passo preliminar crucial que prepara para um Pentest eficaz. Ela busca identificar e reduzir a superfície de ataque, permitindo que o Pentest se concentre em explorar vulnerabilidades menos óbvias.

A Importância de um Processo de Gestão de Vulnerabilidades

Antes de um Pentest, é vital ter um processo de gestão de vulnerabilidades (VM), assegurando que as falhas sejam corrigidas de maneira tempestiva, evitando "jogar dinheiro fora" ao testar vulnerabilidades conhecidas e corrigíveis.

A Importância da Ordem dos Processos: VA e VM Antes do Pentest

Realizar um Pentest sem antes efetuar uma VA e uma gestão de vulnerabilidades (VM) adequadas é ineficiente e custoso. Isso pode levar a testar e investir em áreas que poderiam ser identificadas e corrigidas na etapa de VA, maximizando assim o retorno sobre o investimento no Pentest.

Conclusão

Adote uma abordagem metódica à segurança cibernética, começando com a VA e com a gestão de vulnerabilidades (VM) para fortalecer sua postura de segurança e otimizar o impacto e eficácia dos Testes de Penetração.

Quer amadurecer seu programa de segurança cibernética? Conheça a EcoTrust, a plataforma CAASM que prioriza riscos cibernéticos críticos para o negócio. Agende uma demo aqui