©2022 - Todos os Direitos Reservados

Vírus de computador: saiba como manter sua empresa protegida

Vírus de computador: saiba como manter sua empresa protegida

O vírus de computador é um tipo programa ou código malicioso projetado para alterar o funcionamento de uma máquina e desenvolvido para se propagar de um computador para outro.

Ele pode se alastrar a vários computadores e redes ao criar cópias dele mesmo.

Um vírus danifica os computadores da sua empresa e causa diversos prejuízos por meio da corrupção de arquivos do sistema, utilização de recursos e destruição de dados.

De forma menos prejudicial, um vírus de computador pode ser um simples aborrecimento que lhe causa atrasos na rotina da sua equipe e do seu negócio.

Por simplesmente consumir a capacidade de armazenamento e de memória ou diminuir o desempenho das máquinas infectadas.

Um vírus de computador pode atuar se inserindo ou se anexando a um programa ou documento legítimo, a fim de executar o seu código.

E é durante esse processo no qual o vírus de computador pode potencialmente proporcionar riscos inesperados e prejudiciais aos sistemas de TI da empresa.

Por volta de dez anos atrás, a maioria dos vírus se espalhava por meio do compartilhamento de arquivos em disquete, mas a popularização da Internet trouxe novas formas de contaminação e, também, de vírus.

Segundo a International Security Association (ICSA), mais de 60 mil vírus já foram identificados e 400 novos modelos são criados mensalmente, impedindo que você esteja 100% imune a eles.

Então, continue a ler este post para conhecer a diferença entre vírus de computador e outros malwares, os motivos de sua criação e como se proteger deles.

Qual a diferença entre vírus de computador e malware?

Você precisa estar ciente de que nem todo software que ataca os computadores da sua organização é um vírus.

Os vírus de computador são apenas um tipo de malware (software maligno). A seguir listamos alguns dos outros tipos mais comuns de malware para seu conhecimento:

  • Cavalos de Troia: esse malware finge ser um software legítimo ou vem integrado em um, enganando o usuário para abrir as portas permitindo a infecção do seu computador por outros malwares;
  • Spyware: malware projetado para espionar usuários, salvar suas senhas, informações de cartão de crédito, outros dados pessoais e padrões de comportamento online a fim de criar um vazamento para o seu programador;
  • Worms: esse tipo de malware visa redes inteiras de dispositivos, pulando de máquina para máquina;
  • Ransomware: essa variedade de malware sequestra arquivos, criptografa-os e exige dinheiro (resgate) da vítima em troca de uma chave de descriptografia;
  • Adware: tipo de malware que inunda as vítimas com anúncios indesejados e abre pontos de segurança vulneráveis para outros malwares invadirem.

Apesar de comumente serem chamados de “vírus”, os malwares mencionados acima são alguns dos tipos existentes, assim como o vírus de computador é um tipo específico de malware.

Tipos de vírus de computador

E já que o assunto são vírus de computador, nada melhor do que você conhecer alguns dos diferentes tipos existentes e alguns exemplos de cada tipo:

  • Vírus de setor de inicialização: Elk Cloner, Stoned, Parity Boot, Michelangelo;
  • Vírus de ação direta: Win64.Rugrat, Vírus Vienna;
  • Vírus residente: Jerusalém (conhecido também como sexta-feira 13), Vírus Onehalf, Vírus Magistr;
  • Vírus multipartite: Junkie, Tequila, Invader;
  • Vírus polimórficos: Satanbug, VirLock;
  • Vírus de macro: Melissa.

Mas por que os vírus de computador são criados?

Os vírus de computador são projetados e fabricados com grande cuidado, com a intenção de atacar computadores, sistemas e redes de uma empresa ou organização.

Mas, qual a finalidade dos programadores ao criarem e usarem os vírus de computador?

Como já deu para perceber, a maioria dos vírus de computador causam diversos prejuízos para você e para a empresa na qual você atua.

Através dos vírus de computador, toda a gestão de TI pode ser significativamente prejudicada, trazendo consequências negativas para todos os setores de um negócio.

Mas, em suma, pode-se dizer que o objetivo dos programadores de vírus de computador é espalhar o caos e trazer grandes problemas para você e seu empreendimento.

Porém, existe um pequeno subconjunto de “bons” vírus de computador, responsáveis por te auxiliar a combater os demais tipos de vírus.

Alguns deles são capazes de comprimir todo arquivo que foi infectado, visando economizar espaço nos discos das suas máquinas contaminadas.

O Linux.Wifatch, por exemplo, é um vírus que atinge um dispositivo sem consentimento do usuário e coordena suas ações através de uma rede peer-to-peer, agindo como um tipo de “guarda de segurança”.

E outros vírus “bem-intencionados” desejam agir como uma vacina, à medida em que forçam empresas e governos a fortalecer suas medidas de segurança e, assim, repelir ameaças genuínas.

Os criadores desses tipos de vírus de computador afirmam tornar o mundo mais seguro apontando brechas de segurança que podem ser exploradas por outros vírus com intenções realmente malignas.

Mas cuidados devem ser tomados, pois esses vírus sobrecarregam rapidamente as defesas que eles supostamente deveriam testar.

Como se proteger contra um vírus de computador?

Descobrindo como um vírus de computador pode afetar seu negócio, não há dúvidas de que o melhor caminho para você e sua equipe é investir em proteção.

Você, definitivamente, não quer que nenhum vírus chegue perto dos seus arquivos, do seu disco rígido ou da sua rede.

Primeiramente, a sua empresa deve se prevenir. Mas como fazer isso? Abaixo, colocamos alguns passos referentes à conscientização digital que podem impedir que ataques de vírus de computador sejam bem sucedidos:

  • Evite programas originados de fontes desconhecidas;
  • Não abra anexos contidos em e-mail que não foram solicitados ou de destinatário desconhecido;
  • Somente realize downloads de aplicativos licenciados;
  • Proteja todas as máquinas e computadores com antivírus.

Mas vale lembrar que um vírus de computador é apenas um dos vários tipos de malware e somente um aspecto do cenário geral de ameaças e cibercrimes.

Por isso, um software antivírus tradicional não fornecerá proteção total contra todas as ameaças que a empresa onde você trabalha está sujeita.

Procure por uma empresa de consultoria que poderá lhe fornecer o melhor caminho na proteção do seu negócio, além de soluções e tecnologias patenteadas que funcionam de forma integrada para superar as ameaças online.

E, agora que você conhece mais sobre vírus de computador e como proteger seu negócio, aproveite para acessar o site da EcoIT e descobrir novas soluções para a sua empresa.