©2022 - Todos os Direitos Reservados

Transformação Digital e resultados: quando é a hora de cuidar das suas informações?

Transformação Digital e resultados: quando é a hora de cuidar das suas informações?

Transformação digital é um tema que vem sendo amplamente discutido no mercado, mas poucas pessoas entenderam o real significado e impacto dela nas empresas e no ambiente de TI das organizações. A Transformação Digital é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento, pois ajuda as empresas na melhoria de processos e no aumento do desempenho para garantir soluções mais positivas e que realmente estejam alinhadas com as necessidades do mercado.

Mas para que esta ação seja realmente efetiva, é preciso adaptar na prática a Transformação Digital ao modelo de negócio da empresa, e direcionar as mudanças de TI para que elas colaborem com a rotina e os processos internos – a TI deixa de ser uma fornecedora de ferramenta para se tornar uma consultora estratégica de tecnologia.

Ter uma TI Digital ajuda a empresa a medir seus resultados com mais eficácia, dando atenção aos pontos que realmente farão diferença nos resultados finais.

Transformação Digital aplicada

Antes de mais nada é preciso mudar o modelo mental de toda a organização, desde os gestores até a equipe operacional. Uma ação isolada não tem o poder de gerar os resultados e as mudanças que algumas empresas necessitam, por isso a necessidade de elaborar um planejamento efetivo que englobe todas as transformações. É preciso usar as ferramentas e informações de forma estratégica e aplicá-las em todo o mapa de atuação da empresa.

A Transformação Digital deve ser aplicada a partir de uma perspectiva abrangente, para toda a empresa, alterando pontos como:

  • Integração de áreas da empresa;
  • Mudança e aprimoramento nos processos internos;
  • Aplicação e execução de processos externos com mais rapidez e assertividade;
  • Valorização do serviço ou produto;
  • Maior envolvimento do cliente com a empresa.

Diante disso, um novo olhar para a TI torna-se mais do que necessário. Assim como muitas áreas da empresa, a TI também necessita de reformulações e ajustes para ingressar nesse novo universo. É preciso que ela se torne mais rápida, ágil e, sem dúvida, aceite correr mais riscos, claro sem deixar a empresa vulnerável.

Quanto melhor preparada a empresa estiver para ser realmente digital, melhor ela conseguirá se estruturar e mais resultados positivos irá contabilizar.

Crescimento com estrutura

Para crescer é preciso ter segurança e escalabilidade. Crescer sem planejamento, sem blindagem e estruturação pode se tornar um grande problema no futuro. Acima de tudo, é preciso proteger os investimentos e aliar esta transformação à planos de contingência e ações que ofereçam tranquilidade para a empresa evoluir.

É justamente a TI que fará o papel de “guardião” e irá oferecer a segurança necessária para o desenvolvimento de novas ações. Uma TI Digital estará preparada para os desafios e irá estabelecer parâmetros de segurança, como por exemplo uma Norma da Proteção de Dados, para que as informações estejam realmente seguras.

Além disso, ela irá realizar todo o suporte para que os negócios sejam efetuados com assertividade, sem correr nenhum risco externo. Com a TI Digital a empresa estará munida de:

  • Um modelo de governança fácil e eficiente que permita melhores decisões por parte das equipes;
  • Participação ativa das equipes, que estarão mais segura com uma TI eficiente;
  • Empoderamento do usuário que tem a possibilidade de trabalhar com dados confiáveis;
  • Maior estratégia nas ações e decisões tomadas;
  • Redução de riscos e problemas com armazenamento de dados.

A TI pode, e deve, ser um acelerador do negócio. mas para que isso aconteça é preciso que todas as áreas estejam realmente integradas e que ela tenha a capacidade de medir a eficácia de cada setor. É preciso estabelecer transformações efetivas pensando sempre na continuidade e saudabilidade do negócio.

Se você tem dúvidas sobre a implementação de uma TI Digital na sua empresa, acesse nosso texto e saiba mais sobre o processo: TI legado ou TI Digital?