©2022 - Todos os Direitos Reservados

Quando colocar minha empresa na nuvem?

Quando colocar minha empresa na nuvem?

A consultoria Internacional Data Corporation (IDC) acredita que em 2018 cerca de 40% de todos os investimentos que as empresas latino americanas farão em tecnologia será em serviços de computação em nuvem. A região — e o Brasil tem grande contribuição — é uma das que mais deve investir na chamada Transformação Digital nos próximos anos.

A notícia é boa, mostra que o empresariado local está explorando benefícios como redução de custos, flexibilidade e escalabilidade tecnológica, rapidez de implantação, segurança etc. oferecidos pela cloud computing. No entanto, a decisão de migrar para a nuvem ainda é acompanhada de muitas dúvidas.

Neste artigo, você verá algumas dicas para saber como identificar o momento certo de colocar sua empresa na nuvem. Acompanhe!

— Leia também: Conheça a incrível história da cloud computing.

A maioria das empresas migram pra nuvem para resolver os seguintes problemas:

A melhor forma de reconhecer a necessidade da empresa de migrar para a cloud computing é identificar alguns problemas inerentes ao modelo tradicional. Abaixo veja quais são os problemas mais comuns:

Vulnerabilidades ou falta de segurança da informação

Cada vez mais, é necessário investir em ferramentas e boas práticas para garantir a segurança da informação. E estes investimentos podem ser altos quando a infraestrutura de TI é toda tratada internamente.

Um bom fornecedor de serviços em cloud computing conta com ferramentas, pessoal altamente especializado e certificações em nível internacional que atestam as melhores práticas para garantir que os dados da sua empresa estarão seguros.

— Leia também: A computação na nuvem é realmente segura?

Indisponibilidade

Sua operação não pode parar tanto por falhas na infra quanto para fazer novas implementações. Serviços de nuvem garantem total disponibilidade, pois além de uma infraestrutura robusta contam com planos de contingência (espelhamento de servidores, backups online etc.) para ações rápidas que garantem que os usuários terão tecnologia disponível 100% do tempo.

Troca de altos investimentos pontuais por baixos investimentos mensais

Outra forma de detectar que está na hora de migrar para a nuvem é quando os investimentos pontuais ou anuais com licenças de uso de softwares, implantação, manutenções etc. são muito altos.

Com soluções de computação em nuvem você consegue mudar esses custos iniciais e/ou total altos, por custos mensais e escalaveis (paga pelo que usa).

Baixa produtividade da equipe

Se por indisponibilidade dos sistemas ou seja pela não escalabilidade tecnológica (por falta de recursos), muitas vezes a equipe pode ter baixa produtividade por não contar com ferramentas que atendam suas demandas.

Com soluções de computação em nuvem, a empresa ganha escalabilidade, ou seja, pode fazer incrementos na infraestrutura sempre que a demanda aumetar; não há necessidades de adquirir novos sistemas e hardwares de infra e também não é preciso parar a operação para grandes períodos de implementação. Tudo é feito pelo provedor e acessado online.

Falta de mobilidade

Se a operação da sua empresa depende 100% das quatro paredes do escritório, já é hora de investir na computação em nuvem. Por meio dela, é possível disponibilizar os sistemas corporativos aos colaboradores via internet, para serem acessados de qualquer hora e lugar e por qualquer dispositivo (desktop, smartphone, tablet etc.).

Assim, um executivo que esteja esperando um voo pode dar andamento em seu trabalho diretamente do saguão do aeroporto, ou um vendedor pode imputar os dados de um pedido ainda durante a reunião de vendas com o cliente.

Falta de espaço para armazenamento de dados

A operação cresceu e está faltando espaço para armazenar dados? Então está na hora de migrar para a nuvem. Com a cloud computing este problema está resolvido, pois quem tem que se preocupar com a infra de armazenamento é o provedor. Seu negócio só tem que crescer.

— Leia também: O que fazer quando migrar para a cloud computing.

Você precisa da sua empresa na nuvem? Você gostou destas dicas? Deixe um comentário!