©2022 - Todos os Direitos Reservados

Gerenciamento de Vulnerabilidades: os 10 principais benefícios

Gerenciamento de Vulnerabilidades: os 10 principais benefícios

São muitos os benefícios da implementação do gerenciamento de vulnerabilidades em uma empresa, incluindo a eficiência de custos, o amadurecimento do programa de segurança e as respostas rápidas às ameaças.

Muitas empresas dependem de tecnologias interconectadas, o que significa um volume maior de dispositivos conectados à internet e uma maior integração de redes e sistemas.

Isso também aumenta as possibilidades de atuação dos agentes mal-intencionados, que podem roubar dados sensíveis, bloquear o acesso a dispositivos e até causar danos físicos quando controlam dispositivos IoT e tecnologia operacional (OT).

As vulnerabilidades podem ser expostas tanto em dispositivos recém-adquiridos quanto em tecnologias já existentes.

Por isso, é muito importante gerenciá-las de forma eficiente, e é sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo.

Nos próximos tópicos, você vai entender o que é gerenciamento de vulnerabilidades e quais são seus principais benefícios para uma empresa. Continue a leitura!

O que é gerenciamento de vulnerabilidades?

O gerenciamento de vulnerabilidades é um processo de gestão que tem o propósito de identificar, classificar, priorizar, remediar e mitigar proativamente os riscos de vulnerabilidades em uma infraestrutura de TI, com a meta de reduzir o risco de negócio para uma organização.

Trata-se de um dos pilares de uma boa estratégia de segurança cibernética, pois ajuda a impulsionar as primeiras linhas de defesa.

Quando uma empresa conta com um gerenciamento de vulnerabilidades eficaz, os gestores entendem o panorama das ameaças para reduzir a superfície de ataque e mitigar o risco.

Isso é alcançado com o trabalho de equipes multidisciplinares envolvidas nos projetos e utilizando assertivamente as ferramentas mais adequadas para obter uma maior compreensão para a remediação.

É importante não confundir o gerenciamento de vulnerabilidades com a avaliação de vulnerabilidades.

Esta última faz parte do ciclo de gerenciamento de vulnerabilidades e consiste na identificação de vulnerabilidades e na compreensão do risco que elas podem representar para sua organização.

O ciclo de gerenciamento de vulnerabilidades é projetado para criar projetos e prioridades em torno da avaliação e remediação dessas vulnerabilidades.

Ele deve ser pensado como um processo contínuo de gestão para uma abordagem ativa das vulnerabilidades dos sistemas por meio da descoberta, priorização, avaliação, ação, reavaliação e melhoria.

Veja abaixo as principais etapas desse ciclo:

1 - Pré-trabalho: consiste em descobrir e identificar os ativos que serão incluídos no programa de gerenciamento de vulnerabilidades. Para isso, será necessário um mapeamento das informações relevantes e um bom planejamento considerando suas especificidades, critérios de priorização, além da definição do escopo do processo;

2 - Avaliar: corresponde à análise criteriosa das informações levantadas na etapa anterior para obter um panorama das atividades críticas. Nesta fase, são muito importantes a realização da varredura de vulnerabilidades com base no escopo definido no Pré-trabalho e a emissão dos relatórios comparativos;

3 - Priorizar: é a atribuição de um valor para cada ativo com base no impacto ou criticidade para os processos de negócio, além de aplicação dos critérios de priorização de vulnerabilidades, ou seja, nesta fase você classifica as vulnerabilidades de acordo com os riscos representados por elas;

4 - Agir: esta é a fase mais importante do gerenciamento de vulnerabilidades e corresponde à efetiva remediação, mitigação ou aceitação dos riscos. Este é o momento de corrigir vulnerabilidades efetivamente, com um tempo menor mais adequado para a realidade da empresa;

5 - Reavaliar: esta etapa serve para garantir que a consistência da visibilidade de riscos seja alcançada e conferir se os esforços de gestão contínua estão funcionando efetivamente. Este é o momento de executar novos scans, produzir novos relatórios e avaliar os resultados;

6 - Melhorar: é a fase em que você promove uma revisão regular do estado do programa de gerenciamento de vulnerabilidades, o momento em que se procura maneiras de melhorar indicadores de tempo para correção, número de vulnerabilidades identificadas e corrigidas, tempo de exposição às ameaças, etc.

Desde atualizações de segurança de software negligenciadas até configurações incorretas, gerenciamento fraco de identidade e acesso e outras situações, em uma empresa existe um ecossistema inteiro repleto de fraquezas.

Esses fatores aumentam os riscos de segurança e os cibercriminosos podem roubar dados e danificar sistemas críticos, abrindo a porta para desafios legais, financeiros e de relações públicas.

Muitas organizações sofrem perdas consideráveis todos os anos devido aos ataques ransomware e suas consequências. Isso ocorre por conta da ausência do gerenciamento de vulnerabilidades.

Para evitar esse resultado, é preciso adotar uma abordagem proativa e contínua para gerenciar e remediar as vulnerabilidades. Daí a importância do gerenciamento de vulnerabilidades, cujos principais benefícios serão abordados nos tópicos seguintes.

Por que você deve se preocupar com o gerenciamento de vulnerabilidades?

Agora que você já compreende o que é gerenciamento de vulnerabilidades e como ele funciona, é hora de conhecer os principais argumentos para promovê-lo em sua empresa.

Para facilitar o entendimento sobre a necessidade dessa implementação, vamos listar em seguida os 10 principais benefícios proporcionados pelo gerenciamento de vulnerabilidades.

Ao compreender tudo que a sua empresa tem a ganhar com esta prática, você poderá começar a implementá-la imediatamente a partir dos pressupostos corretos.

Na lista que montamos para este artigo não há uma ordenação dos benefícios relacionada à sua importância para a segurança digital da sua empresa.

Cada benefício poderá ter um impacto maior ou menor na sua estratégia de segurança cibernética e no atingimento dos seus objetivos de negócio de acordo com as características específicas da sua empresa.

O importante aqui é entender que estes benefícios são realmente palpáveis e vão fazer toda a diferença para que sua empresa se mantenha segura e em conformidade com a legislação.

Veja em seguida quais são esses benefícios:

É viável economicamente

Se você vê a possibilidade de implementação do gerenciamento de vulnerabilidades como mais uma despesa para o seu negócio, saiba que um dos seus principais benefícios é a viabilidade econômica.

Isso significa que o gerenciamento de vulnerabilidades pode, inclusive, ser considerado uma prática lucrativa para a empresa.

Suas vantagens são diversas em termos de economia de custos, a começar pela eliminação da aplicação de patches ad hoc, que pode levar à perda de patches e ao aumento de custos.

Além disso, o gerenciamento de vulnerabilidades também reduz a dívida técnica, ajudando o negócio a definir seu foco e suas prioridades em relação aos ativos que contam com maiores riscos.

Assim, o gerenciamento de vulnerabilidades ajuda a trazer estrutura e precisão à sua postura de segurança cibernética.

Ele vai fortalecer as probabilidades de apoio das partes interessadas, que se tornarão mais propensas a apoiar iniciativas ligadas ao tratamento de vulnerabilidades.

Aprimora o programa de segurança da empresa

O crescimento de forma sustentável é um dos objetivos de qualquer organização, especialmente no que diz respeito ao seu programa de segurança cibernética.

O gerenciamento de vulnerabilidades, sem dúvida, serve para aprimorar a postura geral de segurança de uma empresa ao reconhecer ativos importantes e determinar onde priorizar esforços para reduzir riscos.

Ao atuar em conjunto com outras equipes de segurança, ele ajuda a prevenir o acesso não autorizado e a exploração de dados por atores mal-intencionados.

Todavia, é importante entender que nem todos os riscos são decorrentes de ataques externos. O gerenciamento de vulnerabilidades também atinge metas específicas para estruturas de segurança ou requisitos de conformidade.

Dessa forma, você passa a contar com uma estratégia de segurança muito mais madura, robusta e eficiente.

Ele possibilita a resposta ágil às ameaças

Se você acompanha nosso blog, deve estar ciente do avanço acelerado do cibercrime, seja em termos quantitativos seja por conta da utilização de novas técnicas e recursos pelos cibercriminosos.

O avanço da tecnologia é muito benéfico para as empresas ao possibilitar a otimização dos processos, mas ele também possibilita o aumento das investidas de atores mal-intencionados.

Nesse contexto, um dos principais benefícios do gerenciamento de vulnerabilidades é o de ajudar as empresas a passarem de uma resposta reativa aos incidentes para uma resposta proativa.

Ao contar com um processo contínuo de gerenciamento de patches, você garante a identificação imediata, a priorização e a alocação de recursos para remediar as vulnerabilidades mais críticas.

Dessa forma, é possível estabelecer as bases para uma resposta mais rápida e eficiente às eventuais ameaças que surgirem.

Melhora a eficiência operacional

Promover um alinhamento entre os objetivos e resultados do projeto e as equipes e sistemas utilizados é um objetivo que ganha ainda mais importância quando se trata de uma estratégia de segurança que engloba ações e informações altamente sensíveis para a empresa.

Para manter esse alinhamento, o gerenciamento de vulnerabilidades tem como objetivo de destaque a definição do processo de identificação e remediação das vulnerabilidades.

Ele também pode ser considerado a partir do potencial para a redução de fluxos de trabalho manuais e fornecimento de automação com soluções de monitoramento contínuo, alertas e remediação.

Isso não apenas aumenta a eficiência operacional do negócio, mas também pode se tornar uma prática de segurança padrão.

Aprimora a visibilidade e os relatórios

Ao implantar uma avaliação de vulnerabilidades, o gerenciamento de vulnerabilidades ajuda a construir um sistema de rastreamento e criação de relatórios.

Quando se tem visibilidade em um projeto, é mais fácil explicar o retorno sobre o investimento em segurança para as partes interessadas. Isso pode ajudar no apoio a outros projetos.

A geração de relatórios de vulnerabilidade também ajuda nas rotinas e orientações para a equipe, já que fornece painéis de controle acionáveis e relatórios de tendências para medir rapidamente o desempenho e o estado do programa.

Por sua vez, esses relatórios contextualizados fornecem métricas e indicadores importantes para a alta administração tomar decisões informadas sobre iniciativas-chave.

Portanto, o gerenciamento de vulnerabilidades torna a sua gestão mais direcionada a partir do acesso a dados precisos de grande relevância.

Mantém sua empresa em dia com os requisitos de conformidade

Uma estratégia eficiente de cibersegurança é importante por vários motivos e um deles é o atendimento aos requisitos regulatórios.

O gerenciamento de vulnerabilidades tem um papel importante neste processo, pois pode estabelecer a revisão e a implementação de conformidades relacionadas a várias estruturas específicas.

A LGPD é o dispositivo legal que mais tem ganhado destaque nos últimos tempos, mas há outras regulamentações que também merecem atenção, como a relacionada ao pagamento com cartões de crédito e as ligadas a segmentos específicos de negócios.

Ao implementar o gerenciamento de vulnerabilidades, você passa a contar com um conjunto robusto de procedimentos essenciais para manter a conformidade com todas as regras que precisam ser seguidas.

Esses procedimentos incluem o gerenciamento adequado de inventário, testes, documentação e configurações em torno de atualizações automáticas de software, hosts não gerenciados, firmware e muito mais.

Integra-se ao programa de patching

É comum dentro da estrutura de uma empresa que uma equipe de gerenciamento de vulnerabilidades funcione sob a responsabilidade do departamento de TI ou segurança.

Esses são setores-chave para a promoção da segurança de dados, ainda que a sua estratégia de cibersegurança deva perpassar todos os departamentos do seu negócio.

Independentemente de onde sua equipe esteja posicionada, tanto a equipe de TI quanto a equipe de segurança precisam trabalhar juntas para alcançar o objetivo de aplicar patches em sistemas vulneráveis.

Ter uma comunicação aberta e cadências regulares ajudará na integração de prioridades e projetos e é claro que o gerenciamento de vulnerabilidades ajuda a promover e aprimorar essa comunicação.

Ajuda a reduzir backlogs

O planejamento e a correção de vulnerabilidades existentes é muito mais fácil de executar do que quando você precisa corrigir novas vulnerabilidades, e muitas vezes é mais importante.

Um aspecto muito relevante quando se pensa nisso é o fato de que as organizações operam de maneiras diferentes e não têm o mesmo tipo de ativos ou usuários.

Por conta disso, muitas vulnerabilidades que podem representar um risco maior para uma empresa não necessariamente representam o mesmo nível de risco para outra.

Um plano de correção para reduzir o backlog de sistemas vulneráveis ajuda a economizar tempo e organizar as prioridades. Além disso, ele pode evitar custos desnecessários com a correção de vulnerabilidades de baixo impacto.

O gerenciamento de vulnerabilidades te ajuda a compreender as especificidades do seu negócio e quais pontos fracos precisam ser mitigados com maior urgência.

Promove a confiança dos clientes no seu negócio

Mencionamos anteriormente o avanço incessante das estratégias do cibercrime, que é uma justificativa importante para implementar o gerenciamento de vulnerabilidades.

O aumento de ataques de ransomware e ataques à cadeia de suprimentos forçou as organizações a auditar fornecedores de terceiros, fazendo com que as partes interessadas fiquem mais cientes dos perigos de sistemas inseguros.

Relatórios em nível executivo e indicadores-chave fornecem às partes interessadas e aos clientes uma maior visibilidade sobre o estado do programa.

Esta é uma característica importante da prática moderna de negócios. Não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade e com preço competitivo, é preciso mais.

Na atualidade, muitas partes interessadas avaliam cada vez mais o risco de fazer negócios com base na postura de segurança de uma organização.

Ter os dados e recursos necessários para relatar a saúde da organização, sobretudo no que diz respeito à segurança, aumenta a credibilidade e as chances de fazer novos negócios.

Estabelecer políticas de segurança é um ótimo primeiro passo se você ainda não começou a construir o seu programa de segurança cibernética.

Automatiza a varredura e a correção

Um dos grandes benefícios da automação é a melhoria da eficiência operacional, mas ela também tem a oportunidade de reduzir ainda mais os custos com mão de obra.

Ao invés de contratar novos colaboradores para realizar manualmente a varredura ou correção de um sistema, faz mais sentido que a sua equipe se dedique à análise dos resultados e os apresente à gerência para tomada de decisões mais inteligentes.

Isso vai reduzir o fardo do trabalho tático demorado e permitir um melhor planejamento da sua estratégia de cibersegurança.

A EcoTrust é uma plataforma de gerenciamento de vulnerabilidades com inteligência em riscos cibernéticos.

Com informações relevantes sobre as vulnerabilidades encontradas e a relevância para o negócio, a EcoTrust potencializa a atuação da sua equipe de segurança.Quer conhecer a plataforma #1 de inteligência em riscos cibernéticos e tê-la como aliada no seu gerenciamento de vulnerabilidades? Basta agendar uma demonstração. Até o próximo conteúdo.