©2022 - Todos os Direitos Reservados

Estudo de caso Grupo Vegas: como ter um backup em nuvem ajudou depois de um ataque de Ransomware

Estudo de caso Grupo Vegas: como ter um backup em nuvem ajudou depois de um ataque de Ransomware

Os dados são peça chave dentro de uma empresa, todo o conjunto depende deles para se manter, e é claro, crescer e expandir seus negócios. Por essas e por outras a segurança das informações é um assunto primordial dentro das corporações. Hoje, com o ransomware, nenhuma plataforma está imune à ataques, por isso a necessidade de ter cuidado redobrado.

Os backups não são mais medidas preventivas, eles tornaram-se uma necessidade que deve, inclusive, ser inserida nos processos operacionais de todos os setores da corporação. É preciso investir em segurança de informações, independente do tamanho da empresa. Agora, se você ainda não se convenceu, vamos mostrar um case real sobre como o backup em nuvem salvou uma empresa de perder todos os seus dados.

Estudo de caso: Grupo Vegas

O Grupo Vegas é um dos maiores grupos de casas noturnas da cidade de São Paulo. Em seus estabelecimentos circulam mais de meio milhão de pessoas todos os anos. Seu sistema de armazenamento conta com mais de 9 servidores localizados em escritórios e casas noturnas espalhadas pela cidade.

A Eco IT foi a empresa contratada para realizar o backup seguro de todos estes dados e ofereceu para o Grupo Vegas a solução de EcoCloud Backup que realiza o gerenciamento centralizado de todas as estações. Com poucos meses de contratação do serviço, o Grupo Vegas sofreu um sequestro digital de seus dados, realizados a partir do famoso malware denominado de ransomware (o vírus de resgate).

Grande parte de todos os arquivos do Grupo foram perdidos e os dados do servidor principal foram severamente atingidos. Além deste problema, o backup que a empresa mantinha em um outro servidor também foi danificado. Graças à solução EcoCloud Backup o Grupo Vegas conseguiu recuperar 100% de seus dados de forma rápida e eficiente, dando continuidade ao negócio e podendo retomar suas atividades normalmente em pouquíssimo tempo.

“Primeiros backups em nuvem realizados com sucesso. Minha sensação é de ter descido de uma pilha de dinamite. Sensação de alívio!” – Kátia Marcolino, do Grupo Vegas

Estrutura e segurança

Este desfecho só foi possível pois o Grupo Vegas contava com uma estrutura segura de backup de dados e informações. Um dos pontos de destaque dos serviços oferecidos pela Eco IT é justamente a Norma de Proteção de Dados que é entregue à todos os clientes que contratam os serviços da empresa.

Ela oferece uma espécie de “plano B” caso algum problema ou dano aconteça com os locais de armazenamento e dados da contratante. Além disso, a Eco IT também segue com padrões rigorosos de serviços solicitados pela norma técnica ABNT NBR ISO/IEC 27002 voltada à segurança da informação e proteção de dados para sistemas empresariais de pequeno a grande porte.

Ter um sistema de qualidade e bem estruturado oferece inúmeros benefícios para empresa como:

  • Backup de dados armazenado de forma segura;
  • Segurança redobrada com dados criptografados;
  • Regra de Backup padronizada;
  • Alertas automáticos para sincronização de dados;
  • Relatórios operacionais e gerenciais;
  • Monitoramento 24×7.

Além de todas essas tecnologias, um backup profissional também oferece serviços personalizados como análise e avaliação de ambiente, políticas de backup definidas de acordo com a necessidade da empresa, acompanhamento online e testes de recuperação de dados.

Diante disso não perca tempo, mantenha um cuidado redobrado com o backup de dados da sua empresa. Quando o assunto é segurança não se pode deixar para depois.

Entre em contato com a Eco IT e veja como ela pode ajudar a sua empresa.