©2022 - Todos os Direitos Reservados

3 principais prioridades estratégicas para líderes de segurança e gerenciamento de riscos

3 principais prioridades estratégicas para líderes de segurança e gerenciamento de riscos

O cenário de ameaças e riscos cibernéticos vem passando por um processo acelerado de mudanças nos últimos tempos tornando necessária uma redefinição da sua estratégia de cibersegurança.

As decisões de um líder de segurança cibernética, nesse contexto, determinam se sua empresa assume os requisitos de segurança cibernética ou é capaz de alavancar a inovação tecnológica e prosperar .

Além disso, as equipes que se dedicam a essa estratégia precisam ser ágeis e passar por capacitações e atualizações constantes.

É praticamente um consenso a necessidade de investimento contínuo para garantir o sucesso de uma estratégia de cibersegurança ao longo do tempo.

Porém, as decisões relativas a estes investimentos precisam ser muito assertivas e direcionadas para os pontos certos.

Isso não significa que você não possa acompanhar a novas ideias. Pelo contrário, somente a inovação é capaz de acompanhar e combater o ritmo com que o cibercrime avança.

Mas os riscos de segurança cibernética também aumentam à medida que as decisões tecnológicas se tornam mais democratizadas .

Manter o equilíbrio entre as diversas variáveis ​​que envolvem o desenvolvimento de uma boa estratégia de cibersegurança é um verdadeiro desafio.

Ao mesmo tempo em que as empresas continuam a investir em tecnologias para inovar e criar um diferencial em relação aos concorrentes, os líderes de cibersegurança precisam garantir que os seguros sejam rigorosos e gerenciados, enquanto executam novas maneiras de educar e orientar a organização como um todo sobre as melhores práticas de segurança.

Considerando todos os desafios contemporâneos dentro da missão de organizar uma estratégia de cibersegurança, o presente artigo tem o objetivo de destacar as principais prioridades estratégicas nesta área.

Para isso, nos baseamos nas orientações da Gartner , que oferece insights capazes de ajudar no diagnóstico rápido e eficácia de prioridades e ações estratégicas de cibersegurança.

Continue a leitura para saber quais são os três pontos mais relevantes que você precisa priorizar.

A conquista de uma estratégia de cibersegurança eficiente requer um esforço de equipe

Os líderes de segurança digital precisam trabalhar no sentido de possibilitar a evolução da estratégia de cibersegurança em um ambiente cada vez mais complexo e perigoso .

Como as organizações lidam com ambientes operacionais imprevisíveis enquanto buscam tecnologias inovadoras para alcançar diferenças competitivas, elas precisam estar dispostas a aumentar seus apetites de risco e investir fortemente em segurança.

Para entender e responder aos desafios internos e externos, é fundamental para os líderes o estabelecimento de uma parceria com as partes interessadas .

Isso significa que as equipes, parceiros e demais profissionais que possam estar envolvidos devem garantir o conhecimento e os recursos adequados para tomar decisões de risco de segurança assertivas .

Por outro lado, segundo uma previsão do Gartner , muitos líderes da área de segurança cibernética devem trocar de empregos e funções em um futuro próximo.

Isso deve ocorrer por conta dos níveis insustentáveis​​​de estresse enfrentados por esses profissionais.

Os CISOs lidam com a responsabilidade de evitar os ataques cibernéticos e seus efeitos que podem ser devastadores. O impacto psicológico disso pode ser incalculável, principalmente quando a empresa se baseia na liderança para a tomada de decisões e não conta com uma cultura organizacional adotada para a proteção de dados .

Por outro lado, é perceptível a alta demanda do mercado por profissionais especialistas em segurança cibernética.

Sendo assim, a rotatividade de talentos representa uma ameaça significativa para a conquista de uma estratégia de cibersegurança sólida e eficiente.

Os programas de cibersegurança centrados na conformidade, com baixo suporte executivo e maturidade abaixo do nível do setor são indicadores de uma organização que não vê o gerenciamento de riscos de segurança como crítico para o sucesso dos negócios.

É recorrente em organizações que se enquadram nesta descrição a presença de mais atritos à medida que os profissionais especializados em cibersegurança migram para outras cargas.

Nesse sentido, mesmo que seja impossível eliminar todo o estresse durante a construção de uma estratégia de cibersegurança, é possível desenvolver uma cultura de apoio aos profissionais envolvidos .

Dessa forma, os colaboradores conseguem gerenciar de maneira satisfatória demandas extremamente exigentes e estressantes.

Enfim, a cooperação e o esforço conjunto de todos os profissionais envolvidos na garantia da segurança cibernética de uma empresa são fundamentais para a obtenção dos resultados desejados nesta área.

Este é o primeiro princípio a ser considerado para entender as prioridades da elaboração e colocação em prática da sua estratégia de cibersegurança.

Três principais tendências que impactam líderes de cibersegurança

Além da tendência da rotatividade dos especialistas em cibersegurança, que precisa ser gerenciada, o Gartner também destaca outros três pontos a serem considerados quando a missão é o desenvolvimento de uma boa estratégia de cibersegurança.

Vejamos quais são eles.

Mais tecnólogos trabalhando fora da TI

Segundo o Gartner, para alcançar melhor a compreensão digital, 67% dos CEOs querem mais trabalho de tecnologia feito dentro das funções dos negócios.

Esta tendência significa que os negócios tendem a se tornar mais “tecnológicos” em geral , ou seja, colaboradores que lidam com tecnologia podem produziri-la e utilizar-la fora do setor de TI.

Maior foco nos riscos de segurança de terceiros

Os crescentes incidentes de segurança cibernética se manifestam como transitórios presentes nas cadeias de abastecimento.

Por isso, gestores de tecnologia tendem a utilizar o risco de segurança cibernética como um fator significativo na condução de transações com terceiros .

O objetivo é evitar o comprometimento de informações, sistemas e infraestrutura a partir de uma possível arquiteta de um parceiro.

Evolução da malha de segurança cibernética

Se endpoints, cidadãos digitais e ativos de TI puderem estar localizados em qualquer lugar, os controles de segurança cibernética devem seguir o exemplo.

A abordagem da malha de segurança cibernética é um ecossistema altamente flexível e colaborativo de ferramentas e controles combináveis​​​​​​​​​​e distribuído que está sendo aplicado com sucesso para proteger ativos em diversos segmentos de organizações.

Três prioridades para o desenvolvimento de uma estratégia de cibersegurança

Diante das tendências expostas acima, a Gartner recomenda o foco em três segmentos de ações para que a sua empresa conte com uma boa estratégia de cibersegurança.

Veja quais são eles em seguida.

Lidar com o fator humano

A maioria das observações de dados continua envolvendo o elemento humano . Uma pesquisa da Gartner comprovou que muitos colaboradores ainda cultivam práticas cujos riscos são reconhecidos.

Em outras palavras, podemos dizer que a principal causa dos incidentes de cibersegurança envolve o fator humano.

Muitas vezes isso acontece, inclusive, de forma consciente a partir de ações como, por exemplo, utilizar a mesma senha para várias contas ou abrir e-mails de fontes desconhecidas em dispositivos de trabalho.

Paralelamente, os ataques cibernéticos e de engenharia social contra pessoas estão aumentando, pois os invasores veem cada vez mais os humanos como o ponto mais vulnerável de exploração.

Com o avanço das tecnologias de proteção contra os ciberataques, fica cada vez mais complexo o caminho a ser seguido pelos invasores para concretizar um ataque em potencial.

Mas a vulnerabilidade relacionada às ações humanas continua evidente, sobretudo em empresas que ainda não desenvolveram uma cultura organizacional voltada para a cibersegurança .

É nesse contexto que os criminosos digitais buscam facilitar suas ações a partir da exploração do fator humano.

Por isso, é preciso se concentrar em estratégias, práticas, influências e plataformas de orientação para a execução bem-sucedida de um programa de segurança ligado à cultura empresarial e ao comportamento dos colaboradores.

Para reduzir o impacto negativo dos comportamentos humanos inadequados nos níveis de risco de cibersegurança, você precisa adotar uma nova abordagem em seus programas de treinamento de segurança .

Uma solução viável é a criação de um programa interno formal de gerenciamento de riscos para identificar de maneira proativa e preditiva os comportamentos que podem resultar na exposição de ativos corporativos ou outras ações prejudiciais.

Esse programa também pode fornecer a base necessária para a aplicação de orientações corretivas, e não de punição.

Esse gerenciamento com uma perspectiva dos riscos internos é fundamental, já que as ferramentas mais tradicionais de cibersegurança têm visibilidade limitada das ameaças que vêm de dentro.

Outra ação importante é a mitigação dos riscos da cadeia digital de suprimentos , desenvolvendo as melhores práticas em torno de terceiros.

Para isso, você pode seguir os passos a seguir:

  • Considere a experiência do usuário ao projetar os controles;
  • Projete experiências de aprendizado de segurança cibernética relevantes para a função;
  • Concentre-se em métricas orientadas a resultados para determinar o quão bem a empresa está protegida;
  • Ao envolver-se com fornecedores da cadeia de suprimentos, identifique riscos potenciais de segurança em dados compartilhados, certifique-se de estar cumprindo os novos dispositivos regulatórios, crie parcerias importantes entre as partes interessadas para desenvolver governança e implementar as melhores práticas emergentes.

Impulsionar a eficácia do gerenciamento de riscos

Os líderes responsáveis ​​pela segurança e pelo gerenciamento de riscos precisam exceder as expectativas das partes interessadas .

Ou seja, eles precisam melhorar constantemente a eficácia em todas as suas áreas de atuação ou responsabilidade para demonstrar a capacidade de fornecer prioridades de segurança cibernética.

Sendo assim, é hora de alinhar as prioridades do seu negócio para proteger e garantir a segurança da sua empresa como um todo.

Como o papel do gestor de segurança e riscos continua evoluindo e se expandindo, é fundamental avaliar e melhorar continuamente a eficácia da liderança em todas as categorias.

Sendo assim, você precisa desenvolver uma liderança eficaz de sua equipe para o cumprimento de objetivos e prestação de serviços de segurança da informação eficazes.

Essa perspectiva deve englobar os objetivos de negócio e se basear em cronogramas para o desenvolvimento de projetos e em um padrão de qualidade a ser alcançado.

Ou seja, é importante alinhar suas prioridades com as do negócio para gerar valor e proteger a empresa .

Também ganha destaque a necessidade de sensibilizar a empresa como um todo para o papel e importância da segurança da informação, aumentando a cooperação de acordo com as recomendações.

As ações sugeridas pelo Gartner são:

  • Criar um relacionamento com a liderança sênior fora da TI;
  • Evite riscos futuros, atualizando os tomadores de decisão sobre novas

normas de segurança;

  • Proteger proativamente o uso comercial da inteligência artificial ;
  • Acompanhar o desempenho da força de trabalho e resolver as lacunas de habilidades de forma criativa;
  • Administrar o estresse mantendo limites entre trabalho e vida privada.

Acelerar a jornada de julgamento cibernético

Os líderes de SRM devem apoiar a capacidade dos colaboradores da área de segurança inseridos em toda a organização para tomar decisões de riscos.

Essa tendência é chamada de julgamento cibernético e significa ter que trabalhar com afinco na ansiedade para que decisões efetivamente sejam tomadas de forma independente.

Na atualidade já não faz sentido que todas as decisões precisem ser tomadas mediante o aval de um gestor.

Essa autoridade que centraliza as ações estratégicas nas mãos de poucas pessoas atrapalha a missão de desenvolver uma estratégia de cibersegurança eficaz.

Por isso, não tenha medo de julgar o julgamento cibernético em toda a sua empresa. É a partir dele que sua cibersegurança ganhará robustez .

Dê apoio à autonomia por meio de estratégias como a autocertificação e pontuação de confiança em grupo .

Você pode apoiar o desenvolvimento de habilidades de forma independente por grupos em toda a organização, fora da influência direta de um líder para realizar as atividades de cibersegurança.

Isso permite que as equipes focadas na estratégia de cibersegurança se concentrem em atividades de maior valor.

Dar início a uma estratégia de cibersegurança agregada proteger a fortalecer a segurança dos sistemas integrados e proteger o acesso às configurações e aos dados, independentemente de onde os ativos estiverem localizados.

Veja alguns passos que você pode dar nesse sentido:

  • Capacitar as equipes de entrega para a autocertificação;
  • Usar a pontuação de confiança do grupo para identificar as equipes que são capazes de executar atividades de segurança cibernética;
  • Comece sua estratégia de malha de segurança cibernética a partir da avaliação da maturidade das ferramentas atualmente implantadas, da pesquisa sobre a capacidade de integração de sua equipe, da pesquisa de um nível razoável de investimento e da decisão sobre como construir a sua estratégia de cibersegurança com um julgamento do julgamento cibernético.

Para desenvolver a sua estratégia de cibersegurança considerando as três prioridades apontadas acima contando com o devido suporte tecnológico, conheça a EcoTrust , plataforma que antecipa ameaças e atua na redução de ataques cibernéticos a empresas.