©2022 - Todos os Direitos Reservados

Entenda os benefícios e riscos do BYOD para PMEs

Entenda os benefícios e riscos do BYOD para PMEs

O BYOD (Bring Your Own Device), ou em português “Traga Seu Próprio Dispositivo” é uma tendência das empresas pelo mundo inteiro. No Brasil não poderia ser diferente. Há fatores interessantes nesse processo. O movimento ocorre quase que naturalmente pelos colaboradores. É uma ação bastante intuitiva, pois percebem, muitas vezes, que podem ser mais produtivos e eficientes ao utilizarem uma ferramenta pessoal.

Há casos inclusive em que o dispositivo pessoal do colaborador pode estar muito mais atualizado que o utilizado pela empresa. É uma inclinação espontânea: as pessoas – e seus funcionários não são exceção – gostam de tecnologia. E em vários momentos encontrarão a solução mais adequada no próprio smartphone ou tablet.

Quer saber mais sobre o tema? Entenda os benefícios e riscos do BYOD para PMEs

As vantagens da utilização do BYOD

As vantagens de se utilizar soluções de BYOD são muitas. Confira algumas:

  • Satisfação dos colaboradores. Essa talvez seja a mais evidente. E os fatores envolvendo essa vantagem são muitos. Um deles é que os dispositivos pertencem aos próprios funcionários, por isso não há uma necessidade de adaptações. Um bom exemplo ocorre quando um usuário do Windows precisa se adequar ao sistema operacional Mac OS, da Apple. A necessidade do aprendizado extra em conjunto com os deveres de atendimento das demandas podem acarretar em atrasos e desafios extras;
  • Redução de custos. A consumerização, ou seja, a utilização de dispositivos dos próprios funcionários para o trabalho, pode implicar em uma significativa redução de custos para o seu negócio. Como os próprios colaboradores são donos dos dispositivos, não há necessidade de aquisições com hardware e de gastos com reparos.

As desvantagens da utilização do BYOD

A utilização do BYOD possui também alguns riscos. É bom ficar atento aos seguintes fatores:

  • Aumento dos custos. Da mesma forma que a utilização de uma solução em BYOD pode significar em redução de custos, igualmente pode em aumento, caso a decisão pela sua implementação não seja devidamente refletida. Por exemplo, ao se utilizar a rede telefônica através de um plano exclusivo, há uma redução imensa nos gastos. Mas em se tratando da consumerização, o funcionário pode optar por um plano caro, caso os mais baratos não satisfaçam as necessidades de sua função;
  • Segurança é o principal risco a ser considerado. Como os funcionários poderão ter acesso no próprio dispositivo aos dados da empresa, é importante verificar qual o nível de acesso que eles terão. Além disso, a má utilização poderia implicar na vulnerabilidade do sistema e de dados que exigem altos padrões de segurança. Por isso, é fundamental verificar essas questões, a fim de evitar surpresas desagradáveis.

Vantagens da gestão mobile

Sem dúvidas, os dispositivos que tenderão a ser mais utilizados em um sistema de BYOD são os smartphones, devido à facilidade de carregá-los para quaisquer lugares. Para eles, é necessária principalmente a escolha da correta solução no fator segurança.

Além disso, uma boa solução mobile permite várias configurações que não interfiram na privacidade do usuário e que podem ser acessadas em qualquer ponto com internet. Também viabiliza o monitoramento de dados utilizados da empresa, acesso remoto para configurações pontuais e apagamento remoto dos dispositivos – caso o funcionário saia da empresa, esse recurso se torna fundamental.

A sua empresa pode ganhar muito com uma plataforma BYOD

As vantagens são imensas, considerando que essas características permitem que, em caso de roubo do dispositivo, os dados da empresa sejam imediatamente apagados. Além disso, há o fator autonomia, flexibilizando as rotinas do colaborador. Isso permite que ele possa trabalhar em casa, caso necessário.

Como se percebe, as vantagens da utilização de uma solução em BYOD são imensas. O uso da plataforma correta permite, além da perfeita execução do trabalho colaborativo remotamente, que os dados da sua empresa fiquem na mais completa salvaguarda.

E em sua empresa, pretende implementar a solução em BYOD? Comente a respeito no post!