©2022 - Todos os Direitos Reservados

DevSecOps: guia completo sobre desenvolvimento seguro

DevSecOps: guia completo sobre desenvolvimento seguro

Segurança e qualidade devem ser prioridades durante o processo de desenvolvimento de software. Uma das formas de garantir isso é com a implementação DevSecOps , tornando o desenvolvimento mais seguro e ágil.

Implementar a cultura DevSecOps é um passo importante para empresas que desenvolvem códigos, mas encontram desafios para manter a conformidade e segurança das aplicações.

Neste guia você vai ver:

  • O que é DevSecOps?
  • Qual é a diferença entre DevSecOps e DevOps?
  • DevSecOps: processo ou cultura?
  • Qual é a importância do DevSecOps?
  • Como implementar o DevSecOps?

Continue a leitura!

O que é DevSecOps?

DevSecOps significa “ desenvolvimento, segurança e operação ”. A expressão é formada pela integração desses três conceitos.

O conceito de DevSecOps surgiu para implementar a importância dos protocolos de segurança em todas as etapas de desenvolvimento de softwares. Na prática, ele visa automatizar protocolos de segurança , como testes e revisões, garantidos com uma equipe especializada.

Trata-se de um tipo de sistema que permite a realização segura de todas as etapas que compõem um procedimento . Isso é possível a partir da integração de cada uma dessas etapas a módulos avançados de cibersegurança.

O DevSecOps parte da mesma premissa do DevOps, que consiste na junção das diversas etapas de um projeto, incluindo a tecnologia utilizada, os colaboradores envolvidos, os setores dos hardwares e softwares, entre outras variáveis.

Porém, o DevSecOps tem uma atenção concentrada na operação do sistema de maneira segura, já que a segurança da informação é realmente uma questão que merece muita atenção atualmente.

Dessa forma, o DevSecOps proporciona segurança e infraestrutura aos processos de DevOps e Agile, abordando as vulnerabilidades assim que elas surgem e são mais fáceis e baratas de resolver, ou seja, quando o código ainda não foi colocado em produção.

No DevSecOps, a segurança é a principal razão que justifica a integração entre as etapas do processo. Nesse sentido, são tomadas todas as providências necessárias para que, tanto o projeto inicial quanto o projeto final, fiquem seguros em relação às ameaças internas e externas.

Portanto, o conceito de DevSecOps só pode ser entendido com base na colocação da cibersegurança em evidência.

Para que ele seja funcional, porém, é necessário muito conhecimento e dedicação por parte dos colaboradores envolvidos em sua aplicação.

Isso acontece porque, como explicamos, o DevSecOps envolve todas as áreas e as etapas do projeto precisam estar interligadas.

Então, o engajamento é uma premissa. Todos os envolvidos precisam ter o conhecimento necessário para fazer o processo funcionar, tendo ideias e visando sempre a segurança cibernética.

Só assim é possível implementar um sistema de segurança baseado nos princípios do DevSecOps.

Quando um aplicativo, por exemplo, é desenvolvido de uma forma tradicional, ele pode demorar até 12 meses para chegar ao mercado.

Quando sua funcionalidade for colocada em prática, certamente ele já estará defasado no que diz respeito às novas ameaças que surgiram enquanto seu lançamento estava sendo preparado.

Até que suas vulnerabilidades sejam detectadas e mapeadas para que uma atualização do aplicativo seja disponibilizada, novas ameaças já terão surgido.

Daí a importância de pensar na cibersegurança integrada a todas as etapas de um projeto. Ela não pode se concentrar apenas na fase final do mesmo.

Em outras palavras, a segurança cibernética não deve fazer parte apenas de uma etapa do projeto dedicada a ela.

A equipe especializada em cibersegurança precisa estar envolvida em todo o processo, ajudando com o estabelecimento de um plano seguro para a automação dos processos e na construção da segurança da informação em geral.

Qual é a diferença entre DevSecOps e DevOps?

O DevSecOps é considerado uma evolução do DevOps, já que este último já estava focado na rapidez da execução dos processos e métodos de gerenciamento de infraestrutura.

O DevSecOps engloba essas mesmas preocupações, mas coloca o quesito segurança em evidência, ou seja, o DevSecOps é uma espécie de DevOps com uma abordagem mais direcionada.

O DevOps já promovia uma integração do sistema e da segurança digital, o que proporcionava uma correção mais rápida das falhas.

Agora, a cibersegurança ganha maior destaque dentro do projeto, fazendo parte da infraestrutura de todo o sistema.

Portanto, a cibersegurança agora é essencial a todo o projeto, não é mais uma questão secundária ligada a apenas uma etapa dele.

É por isso que as letras “Sec”, referentes à segurança, foram incluídas dentro da expressão original “DevOps”, já existente.

DevSecOps: processo ou cultura?

Devido tanto à complexidade da implementação quanto à necessidade de grande engajamento por parte de todos os colaboradores envolvidos em um projeto, alguns estudiosos da área da tecnologia da informação tratam o DevSecOps como uma cultura.

A ideia de cultura pressupõe um conjunto de hábitos, pensamentos e realizações compartilhados por todos os componentes de uma organização.

Como tanto o DevOps quanto o DevSecOps implicam em uma mudança profunda nos processos e procedimentos comumente adotados em uma empresa desenvolvedora de softwares, pode-se realmente dizer que, para sua implementação, é necessária uma mudança de cultura.

Essa nova cultura se baseia na disposição para a integração, para a comunicação e para as trocas, ao contrário do que ocorre com os modelos tradicionais, que têm os setores bem definidos com tarefas totalmente separadas.

De maneira simples, podemos visualizar essa profunda mudança a partir da perspectiva da segurança cibernética, que agora percorre todas as etapas do processo e todos os segmentos envolvidos.

Caso não haja o engajamento de todos os envolvidos, a implementação do DevSecOps será dificultada e pode não obter os resultados esperados.

Como envolve a mudança de comportamentos e procedimentos adotados pelas pessoas e não é uma orientação meramente técnica, o DevSecOps é visto como uma nova cultura que emerge em detrimento dos modelos tradicionais.

Qual é a importância do DevSecOps?

Além das necessidades cada vez mais urgentes relacionadas à Cyber Security, a aplicação de uma cultura baseada no DevSecOps traz outros benefícios.

Maior rapidez nos processos

O DevSecOps agiliza as verificações de segurança porque este é um conceito em evidência em todas as etapas do projeto.

Antes era necessário um intervalo de tempo considerável a ser dedicado a essas verificações, já que muitas etapas eram realizadas sem essa questão como uma preocupação.

É cada vez maior a demanda por sistemas de cibersegurança eficientes na proteção de dados com as quais as empresas lidam cotidianamente.

Os dados passaram a ser um importante ativo organizacional e isso quer dizer que eles possuem um grande valor para os gestores.

Nada mais natural do que tomar decisões que visam à proteção de algo valioso e é isso que as empresas têm feito no que diz respeito às informações.

Adequação à LGPD

Além dos próprios interesses da empresa que envolvem a cyber security, há também questões legais que precisam ser obedecidas.

É o caso da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, que já está vigente em todo o Brasil e prevê punições em caso de uso ou exposição indevida de dados pessoais.

Essa é a principal justificativa para a utilização do DevSecOps nas empresas, principalmente quando se pensa nas inúmeras ameaças às quais os dados estão sujeitos diariamente.

Entre essas ameaças estão as possíveis invasões de sistemas por cibercriminosos, a perda de arquivos importantes devido à ausência de um backup e a dificuldade de acesso a determinadas informações.

Dificilmente uma empresa conseguirá se manter funcionando sem ter que lidar com dados de clientes, colaboradores ou parceiros.

Isso significa que os projetos precisam se adequar às formas mais eficazes de promoção da segurança das aplicações, para que os riscos sejam diminuídos.

Esse raciocínio justifica o entendimento de que o DevSecOps é uma necessidade e não apenas uma opção para as empresas atualmente.

Desenvolvimento de projetos melhores

Além de tudo isso, a integração das etapas também possibilita o desenvolvimento de projetos melhores em um contexto mais generalizado que não se restringe às questões de cibersegurança.

Quando o trabalho dos desenvolvedores responsáveis pelas diferentes etapas de um projeto é realizado de forma integrada, todo o projeto ganha no que diz respeito à compatibilidade entre suas áreas de desenvolvimento. Isso sem citar o quesito agilidade.

Como implementar o DevSecOps?

Ao contrário do que muitos podem pensar, implementar o DevSecOps não aumenta a burocracia nem adiciona novas etapas extensas. Na realidade, ele auxilia no uso de metodologias ágeis.

O DevSecOps é um upgrade no sistema de desenvolvimento de software, utilizado ferramentas e processos corretos para manter a segurança cibernética.

Com isso, a automação é implementada em todo o pipeline de entrega do software, diminuindo as chances de erros, brechas, e outras vulnerabilidades.

Para implementar a cultura do DevSecOps no cotidiano da sua organização, é preciso seguir algumas etapas, sobre as quais vamos falar em seguida.

Promover auditorias de segurança e tratamento de falhas

Esta pode ser considerada uma etapa pré-implementação do DevSecOps, pois antes de adotar uma nova metodologia, é importante identificar a situação atual dos seus processos. Daí a necessidade das auditorias de cibersegurança em toda a sua infraestrutura.

Nesse sentido, é importante pensar do ponto de vista de um invasor e encontrar as vulnerabilidades dos seus sistemas. Assim, será possível projetar medidas eficientes contra as violações de segurança.

Automatizar os testes de segurança

Depois de descobrir e corrigir as vulnerabilidades da sua infraestrutura atual, você pode adotar soluções automáticas de escaneamento de segurança.

Essas soluções precisam ser codificadas para que os testes sejam feitos nos novos recursos adicionados e os requisitos de cibersegurança sejam obedecidos desde o início do desenvolvimento do software.

Verificar frequentemente as dependências do código utilizado

Os softwares e módulos de código aberto têm sido amplamente utilizados para a conclusão de projetos mais rapidamente e atender a demandas com maior agilidade, pois o desenvolvimento de todos os módulos integralmente pode representar um atraso na solução da demanda.

Mas quando você utiliza códigos de terceiros, torna-se suscetível também a suas vulnerabilidades e falhas de segurança. Por isso, são fundamentais as verificações frequentes de cibersegurança nas dependências utilizadas.

Subdividir as verificações em partes administráveis

Ao decidir implementar o DevSecOps, é provável que você se depare com uma grande lista de verificações necessárias e colocá-las em prática de forma rápida pode ser um desafio muito grande para os seus colaboradores.

Quando a sua lista é subdivida e apenas algumas verificações são feitas para cada etapa do desenvolvimento do produto, haverá menos resistência dos colaboradores e o processo será implantado de forma muito mais amena.

Assim, a equipe vai ter tempo para lidar com as novas tarefas e integrá-las às suas rotinas.

Integrar as ferramentas de DevOps às de cibersegurança

Como a cibersegurança é o pilar do DevSecOps, para que sua implementação seja efetiva e produtiva, é fundamental que as ferramentas de verificação de segurança sejam eficazes e funcionem plenamente.

Além disso, elas precisam funcionar bem quando integradas às ferramentas de DevOps. Assim, uma das melhores formas de integrar esses sistemas é com o auxílio das interações de API, que diminuem a quantidade de configurações necessárias para cada ferramenta separada.

Promover o constante treinamento das equipes envolvidas

Para ter uma equipe que trabalhe seguindo os conceitos de DevSecops, é preciso investir na educação dos profissionais sobre segurança cibernética.

Aqui, segurança é uma combinação de engenharia e conformidade, criando uma aliança entre engenheiros de desenvolvimento, equipes de operações e equipes de conformidade. Essas equipes precisam entender porque os protocolos são importantes, para então segui-los.

Com isso, os profissionais precisam ter conhecimento dos princípios básicos de cibersegurança, estarem atualizados com as principais vulnerabilidades da atualidade (seguindo o OWASP), familiaridade com a realização de testes e documentação.

O ideal é que todos os envolvidos tenham conhecimento prático para medir riscos, exposições e como implementar controles de segurança.

Incentivar uma cultura interna em conformidade com os processos de cibersegurança

Ao liderar uma equipe, é importante se preocupar com a implementação de cultura interna, conciliando a gestão de pessoas, comunicação, processos e tecnologia.

Quando falamos na implementação da cultura DevSecOps, esse processo precisa ser integrado ao trabalho da equipe de forma uníssona. Ou seja, todos os profissionais envolvidos devem ter familiaridade com o conceito e tê-lo como prioridade máxima.

É com a implementação de uma cultura que conseguimos o verdadeiro sucesso de uma estratégia, principalmente quando falamos em qualidade e segurança.

O DevSecOps enquanto uma cultura interna trará diversos benefícios para o dia a dia da equipe.

Agora que você entende a ideia de DevSecOps e está ciente da importância das questões relacionadas à cibersegurança, leia: Autenticação Multifator: tudo sobre essa ferramenta de segurança , e entenda como essa ferramenta pode auxiliar (e muito!) na segurança cibernética. Até o próximo artigo!