©2022 - Todos os Direitos Reservados

Cores das equipes de cibersegurança: o que significa cada uma

Cores das equipes de cibersegurança: o que significa cada uma

Se sua empresa conta com um time de cibersegurança ou se você está implementando este departamento, é muito provável que você já tenha ouvido falar sobre as cores das equipes de cibersegurança.

Nesse caso, você deve conhecer as expressões “red team” e “blue team” que, como em um time de futebol, podem ser pensados como o ataque e a defesa.

Mas quando se pensa em cores das equipes de cibersegurança, também há outras possibilidades, além do vermelho e do azul.

A função desta divisão não é segmentar os esforços de cibersegurança nas empresas. Pelo contrário, a proposta vai sempre em direção do trabalho conjunto.

O objetivo é manter a empresa sempre protegida de ataques como ransomware, malware, entre tantos outros.

As diferentes cores das equipes de cibersegurança ajudam na identificação de problemas de segurança e na elevação da maturidade de segurança das empresas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo, pois nos próximos tópicos vamos explicar as características das principais cores das equipes de cibersegurança.

Focaremos no red team, no blue team e no purple team, mas também falaremos brevemente sobre outras classificações. Confira!

Cores das equipes de cibersegurança: o blue team

Entre as diferentes cores das equipes de cibersegurança, o blue team é considerado uma equipe de defesa.

Os profissionais integrados a este time trabalham na construção e na melhoria da postura de segurança digital da empresa, ou seja, seu foco está na proteção dos ativos digitais do negócio das ameaças tanto internas quanto externas.

Por isso, os profissionais do blue team são chamados de defensores, já que trabalham para consolidar e melhorar as medidas defensivas da empresa com base nas ameaças conhecidas e nas evidências de comprometimento.

Para desempenhar satisfatoriamente suas atribuições enquanto uma das mais importantes cores das equipes de cibersegurança, o blue team precisa compreender bem a superfície de ataque da organização.

Isso inclui todas as redes, sistemas e aplicativos da empresa, pois todos esses ativos podem ser passíveis a diversas vulnerabilidades.

Essas vulnerabilidades devem ser identificadas de forma proativa pelo blue team, que também cuida do desenvolvimento de estratégias para mitigá-las.

O blue team também é responsável pela criação de planos de resposta a incidentes que possam ser colocados em prática rápida e eficientemente quando for necessário.

Nesse contexto, o tempo médio para detecção e o tempo médio para resposta são métricas fundamentais nas rotinas do blue team.

Eles detectam a rapidez com que possíveis ameaças podem ser detectadas e respondidas. O blue team trabalha, portanto, para que essas médias sejam cada vez menores.

Para compor esta equipe, é importante ter uma mentalidade curiosa e desenvolver uma série de habilidades relacionadas à antecipação dos vetores de ataque.

A abordagem proativa possibilita que o blue team se mantenha à frente das ameaças em potencial, criando uma postura de segurança robusta e resiliente.

Ao desenvolver estratégias de melhoria das defesas institucionais, o blue team modifica e reagrupa os diferentes recursos de proteção da sua rede para torná-los mais fortes.

Dessa forma, é possível reduzir e até eliminar as brechas de segurança a partir da reformulação da infraestrutura de defesa organizacional.

Como é a rotina de trabalho do blue team?

O trabalho do blue team começa pela coleta de dados, com a documentação exata do que precisa ser protegido. Em seguida, a equipe faz uma avaliação de risco.

A partir daí, é possível restringir o acesso ao sistema de maneiras variadas, incluindo a adoção de políticas de senhas mais fortes e a orientação das equipes para a cibersegurança.

Nesse processo, o blue team deve contar com o apoio de ferramentas de monitoramento para que informações sobre o acesso aos sistemas sejam devidamente registradas e verificadas no que diz respeito a atividades incomuns.

Com essas ferramentas, o blue team consegue promover verificações regulares no sistema, além de auditorias de DNS, varreduras de vulnerabilidade de rede e a captura de tráfego de rede.

A partir de um monitoramento eficiente, o blue team estabelece medidas de segurança relacionadas aos principais ativos da empresa com as avaliações de risco que identificam ameaças contra cada um deles.

Além disso, ao avaliar os riscos, o blue team desenvolve um plano de ação relacionado à implementação de controles para a diminuição do impacto da materialização das ameaças.

A escolha desses controles normalmente se baseia em uma análise da relação custo-benefício, para que eles ofereçam o máximo de valor à empresa.

Cores das equipes de cibersegurança: o red team

Talvez a mais lembrada entre as cores das equipes de cibersegurança seja o red team, pois, de forma análoga ao que ocorre em um time de futebol, ele atua na parte ofensiva.

Isso significa que o red team tem, entre suas atribuições, a tarefa de simular ataques internos e externos, sempre orientados para objetivos ligados aos ativos digitais.

Ou seja, entre todas as cores das equipes de cibersegurança, o red team é aquele que descobre os riscos ocultos na superfície de ataque da empresa de maneira não definida.

Enquanto os componentes do blue team são chamados de defensores, os profissionais atrelados ao red team são os atacantes.

Sua missão envolve a utilização das mesmas técnicas e ferramentas utilizadas pelos cibercriminosos, para prevenir possíveis ameaças.

Sendo assim, eles buscam imitar o comportamento dos agentes mal intencionados para colocar à prova as medidas defensivas da empresa.

Na prática, isso significa que o red team simula ataques em um ambiente controlado para avaliar como anda a eficiência da postura de segurança do negócio.

O resultado é a identificação de vulnerabilidades e o fornecimento de recomendações para a melhoria da segurança cibernética organizacional.

O red team também realiza testes de penetração, varreduras de vulnerabilidades e ataques de engenharia social para avaliar as defesas disponíveis contra diversos vetores de ataque.

Por isso, os componentes desse time precisam contar com diversas habilidades, ferramentas e, sobretudo, uma mentalidade voltada para o ataque.

Isso implica no conhecimento das mais avançadas técnicas e estratégias de ataque, e um entendimento profundo da superfície de ataque da organização.

Por atuarem de modo semelhante aos hackers, os componentes do red team, que representa uma das principais cores das equipes de cibersegurança, são chamados de hackers éticos.

Como é a rotina de trabalho do red team?

Assim como ocorre com os agentes mal intencionados, os componentes do red team gastam mais tempo planejando do que executando um ataque.

Mesmo que pareça que, entre as diversas cores das equipes de cibersegurança, a equipe vermelha é a mais ativa em termos de realizar investidas para testar os dispositivos de segurança da corporação, ela precisa recorrer a vários métodos estudados previamente para obter acesso a uma rede.

Um ataque de engenharia social, por exemplo, depende de uma pesquisa minuciosa para a criação de uma campanha direcionada de phishing.

O mesmo acontece com os testes de penetração, que precisam de farejadores de pacotes e analisadores de protocolo para escanear a rede e coletar todas as informações sobre o sistema.

Entre as informações tipicamente coletadas nesta fase estão:

  • A descoberta sobre os sistemas operacionais em uso (Windows, macOS ou Linux);
  • A identificação da marca e do modelo dos equipamentos de rede (servidores, firewalls, switches, roteadores, pontos de acesso, computadores, entre outros.);
  • A compreensão dos controles físicos (portas, fechaduras, câmeras e pessoal de segurança);
  • A compreensão de quais portas estão abertas ou fechadas em um firewall para permitir ou bloquear um tráfego específico;
  • A criação de um mapa da rede para determinar quais hosts estão executando quais serviços e para onde o tráfego está sendo enviado.

Cores das equipes de cibersegurança: o purple team

As mais conhecidas cores das equipes de cibersegurança são, sem dúvida, o blue team e o red team. Porém, há outras classificações que podem também ser muito benéficas em uma estratégia de segurança bem sucedida, como o purple team.

Este é um conceito relativamente novo na área de cibersegurança e tem como principal objetivo o preenchimento de lacunas na relação entre o blue team e o red team.

Ou seja, o purple team atua no sentido de mitigar os gargalos que podem existir entre a estratégia de defesa e a estratégia de ataque da empresa.

O purple team é uma equipe colaborativa que combina as habilidades das outras duas equipes mencionadas acima para avaliar a postura de segurança do negócio de forma holística.

O conceito surgiu a partir da busca pelo aproveitamento do conhecimento interno da empresa sobre a superfície de ataque e as defesas no sentido de promover uma avaliação mais direcionada.

Dessa forma, tornou-se possível uma abordagem mais eficaz das lacunas existentes, de modo a fortalecer os esforços promovidos na empresa em favor da cibersegurança.

A ideia de estabelecer o purple team entre as possibilidades de cores das equipes de cibersegurança surgiu com a compreensão de que a dinâmica entre o blue team e o red team nem sempre se dá de maneira equilibrada.

As duas cores das equipes de cibersegurança podem agir com objetivos que se contradizem, criando riscos de desconfiança e disfunção.

Nesse sentido, o purple team adota uma abordagem colaborativa para cooperar com o preenchimento das lacunas entre as medidas defensivas e a mentalidade ofensiva.

Um bom exemplo é quando o purple team ajuda o blue team a criar uma estratégia de defesa mais sofisticada a partir do conhecimento sobre firewalls e pontos finais.

Uma das principais vantagens do purple team é o incentivo a uma comunicação mais assertiva e colaborativa entre as outras duas equipes.

O resultado é o surgimento de uma forma mais criativa de encontrar vulnerabilidades ocultas a partir de uma gama de habilidades híbridas.

Com o purple team, o aprendizado mútuo é incentivado e as equipes tornam-se mais unidas.

Como é a rotina de trabalho do purple team?

As ações do purple team, que entre as cores das equipes de cibersegurança ocupa uma posição integradora, são organizadas justamente no sentido de dar fim a uma possível competição ou oposição blue team vs red team.

Nesse sentido, o purple team busca possibilitar a comunicação cooperativa entre as duas equipes.

A cor roxa foi escolhida para esta equipe justamente por ser este o resultado da mistura entre o azul e o vermelho.

Uma das missões do purple team é manter a equipe azul atualizada a respeito das novas tecnologias de modo a manter a empresa mais segura e compartilhar as descobertas com a equipe vermelha.

Outra missão importante é manter a equipe vermelha sempre atenta a possíveis novas ameaças ou técnicas utilizadas pelos cibercriminosos.

Assim será possível orientar a equipe azul a respeito das técnicas de prevenção, mantendo uma comunicação sempre eficiente.

Em resumo, podemos dizer que as funções práticas do purple team são a maximização dos resultados dos compromissos assumidos pela equipe vermelha e a melhoria da capacidade de defesa da equipe azul.

Outras cores das equipes de cibersegurança

Vimos nos tópicos acima, as três principais classificações das cores das equipes de cibersegurança, mas elas não são as únicas possibilidades.

Dependendo das necessidades da sua empresa e do seu grau de maturidade em cibersegurança, você pode e deve implementar outras equipes.

Vamos abordar brevemente algumas delas em seguida.

Yellow team

Os componentes da equipe amarela são chamados de construtores e englobam os arquitetos de segurança e os codificadores que desenvolvem os sistemas.

Nesse sentido, eles buscam compreender como as automações e ferramentas de ataque funcionam para desenvolver aplicações resistentes a esses ataques.

Orange team

Os membros da equipe laranja utilizam informações apreendidas com a equipe vermelha para promover o encorajamento da equipe amarela em seus esforços quanto à conscientização sobre a estrutura de cibersegurança da empresa.

Ou seja, eles ajudam os desenvolvedores a pensar da mesma forma que os invasores, para melhorar sua segurança com base nesses pressupostos.

Green team

A equipe verde tem como propósito a obtenção de informações da equipe azul para aplicar no aprimoramento dos códigos escritos pela equipe amarela.

Outra possibilidade de atuação deste time é a automatização de tarefas da equipe azul para a conquista de uma defesa mais eficiente.

Equipe branca

O propósito da equipe branca é a organização das demais equipes, tomando decisões sobre as regras e o escopo de atuação de cada uma delas.

Ou seja, temos na equipe branca a ideia de uma supervisão das demais cores das equipes de cibersegurança, para que todo o progresso alcançado seja devidamente identificado.

Se a sua empresa conta com profissionais dedicados à governança, conformidade ou logística, é interessante enquadrá-los na equipe branca.

Investindo em cibersegurança

Se você deseja implementar, organizar ou integrar as diversas possibilidades de classificação das equipes de cibersegurança apontadas acima, é importante contar com o apoio da tecnologia.

A EcoTrust é uma plataforma de cibersegurança que antecipa ameaças e atua na redução de ataques cibernéticos a empresas.

As funcionalidades do software baseiam-se no princípio de que a segurança digital é uma responsabilidade que deve ser compartilhada.

Por isso, a EcoTrust utiliza a abordagem da inteligência de riscos cibernéticos para dar visibilidade aos riscos e possibilitar uma tomada de decisões mais rápida e assertiva. Que tal conhecer a ferramenta e potencializar a implementação das cores das equipes de cibersegurança em sua empresa? Basta clicar aqui. Até o próximo artigo!