©2022 - Todos os Direitos Reservados

6 mitos sobre o backup na nuvem e como lidar com eles

6 mitos sobre o backup na nuvem e como lidar com eles

Toda nova tecnologia ou conceito, sobretudo em tempos volúveis de internet, surge cercado por dúvidas e boatos, o que acaba criando mitos de todos os tipos. Alguns podem até ser reais, é verdade, mas a grande maioria é mentirosa e até mesmo absurda.

De início, foi justamente isso o que aconteceu quando surgiu o termo “ir para nuvem”. Agora, com o acréscimo dos serviços de backup online, novas crenças surgiram para confundir e tirar o sono de gestores e prestadores desse tipo de atividade. Mas não se preocupe! Estamos aqui para derrubar e desmitificar seis grandes mitos sobre backup na nuvem para deixar você e sua empresa muito mais tranquilos. Confira!

Backup na nuvem não é seguro

No mundo da tecnologia corporativa, os termos backup e segurança caminham lado a lado. Afinal, quem teria coragem de migrar seus dados mais valiosos e IPs para um serviço de nuvem falho e inseguro? Ninguém, não é mesmo?

Então, pode ficar tranquilo! Os serviços de backup em nuvem ou em nuvem híbrida são seguros e confiáveis por dois simples motivos. Primeiramente, o nível da segurança da criptografia — de, geralmente, pelo menos, 128 bits, podendo chegar até 448 —, utilizada tanto para armazenar dados como para transferir informações através do canal SSL. E, em segundo lugar, pela chave criptográfica destinada exclusivamente ao cliente, sem ninguém mais possuir acesso a ela, nem mesmo o fornecedor do serviço em nuvem.

Backup na nuvem é muito lento

Este é um meio-mito — sim, ele tem um fundinho de verdade. Transmitir muitos GBs ou até mesmo TBs de forma instantânea para o servidor de backup em nuvem pode levar tempo por conta dos níveis de bloqueio criptográficos quando eles chegam ao seu destino.

Porém, o que complica ainda mais esse processo são as conexões de banda larga utilizadas para realizar o procedimento. Muitas delas não acompanham a velocidade do upload de dados dos serviços de backup, deixando a transmissão dos dados ainda mais lenta. Esse problema deve acabar no futuro com o aumento das velocidades das bandas, independente da quantidade de dados enviada à nuvem.

Recuperar dados na nuvem é demorado

Negativo! Assim como o item anterior, a recuperação dos dados depende muito mais da qualidade e da velocidade da banda larga utilizada do que da solução contratada.

Os serviços, geralmente, oferecem recuperações rápidas para quando o armazenamento local não estiver disponível, ou houver necessidade de um local alternativo para restauração.

Porém, sempre é válido manter uma cópia física de backup em local seguro para casos de necessidade de rápidas restaurações, sem depender da internet.

Backups na nuvem não têm disponibilidade

Este é outro meio-mito. Isso pode realmente ocorrer quando o serviço contratado for baseado em uma única solução, mas esse problema não se aplica em serviços de nuvem híbrida — pois o armazenamento local também é utilizado para restaurar dados.

Dessa forma, quando não há disponibilidade de internet, o servidor local é acionado e a disponibilidade ocorre via acesso local on premise.

Backup online é somente para grandes empresas

Erradíssimo! Outrora caro, os custos para contratar um serviço de backup em nuvem tornam-se mais acessíveis a cada dia. Além disso, na ponta do lápis, ele sai muito mais baratos do que a perda parcial ou total de dados e informações de sua empresa ou de clientes.

Portanto, também é crescente o número de profissionais autônomos e de pequenas empresas que contratam soluções de backup online para evitar transtornos desse tipo.

Backup na nuvem pode ser ilimitado

Este último mito requer atenção! O backup em nuvem pode até ser ilimitado em um quesito, mas certamente será limitado por outro. Por exemplo: capacidade ilimitada de armazenamento, mas disponibilidade limitada de velocidade de banda quando atingir uma certa quantidade de dados transferidos.

Todo serviço novo traz preocupações e incertezas, e com o backup em nuvem não é diferente — especialmente por conta de quesitos essenciais como segurança, disponibilidade e velocidade. Mas agora que desmistificamos o serviço, você pode ver como ele pode ser importante para sua empresa.

Agora que você sabe mais sobre o backup na nuvem, conheça nossas soluções de backup em nuvem! E, nos comentários, compartilhe com a gente suas dúvidas, sugestões e experiências sobre o assunto.