Computação em nuvem significa mobilidade, economia, flexibilidade, agilidade e mais uma série de benefícios. Conhecer como funciona a nuvem é essencial para garantir uma migração tranquila quando, afinal, chegar ao fim do processo. Nada acontece por mágica, toda a transferência do ambiente e dados da empresa precisa de muito planejamento para que aconteça de forma organizada e sem erros graves. Você ainda tem medo da computação em nuvem? Entenda um pouco mais sobre ela!

Automação para redução de erros

A principal diferença entre um Data Center e a computação em nuvem é a margem de erro. Enquanto no primeiro a maioria das tarefas é controlada por humanos, na nuvem, que é um serviço em escala global e, portanto, totalmente automatizado, a margem de problemas é realmente muito pequena. Quando se exclui atividades realizadas por humanos, que é totalmente passível de erro, e se dá lugar a alternativas automatizadas, a chance de problemas ocorrerem cai drasticamente.

Segurança na computação em nuvem

Diferentemente de um Data Center, que arquiva todas as suas informações em um só local, a computação em nuvem mantém seus dados e arquivos espalhados em pequenos fragmentos por toda sua extensão, garantindo sua segurança. Para um usuário não autorizado, saber onde está um arquivo ou documento é como querer identificar onde está um valor em dinheiro depositado no banco. Esse é um dos pontos primordiais em segurança: nunca um criminoso cibernético conseguirá roubar dados significativos da sua empresa, pois eles estão fragmentados e, se conseguir algum tipo de acesso, serão somente a pequenos fragmentos.

Construção de soluções personalizados

A nuvem é como uma massa de modelar: com ela, é possível construir basicamente tudo o que precisar para sua empresa, independentemente de seu porte ou segmento. Outra grande facilidade é a flexibilidade para alterações de memória e poder de processamento, que acontecem como num passe de mágica quando se precisa de alterações, sem a necessidade de burocracias, de forma simples, prática e rápida.

Mudança de foco da TI

No momento em que a empresa passa a operar seus dados, informações e ambiente de trabalho em nuvem, o setor de TI ganha novas formas, deixando de atuar com um simples operacional e ganhando tempo para que consiga oferecer soluções empresariais competitivas na área em que sua empresa atua. Isso ocorre porque os maiores problemas, aqueles que roubam tempo do setor, deixam de existir.

Essa mudança de foco na TI faz parte na verdade de toda uma mudança cultural da empresa, que precisa se adequar a viver e se reconhecer como digital para enfrentar uma nova realidade de mercado, que tem na Internet sua base de negócios, independentemente do tamanho e do ramo de atuação.

Toda mudança tem seus riscos, mas, se forem bem planejados, só agregam valor às empresas. Os riscos envolvidos na mudança para a nuvem são pequenos e gerenciáveis. O risco maior é não estar utilizando computação em nuvem, pois com ela os ganhos são reais.

É importante também que toda a empresa acompanhe seu setor de TI nesse processo de migração, para que os resultados sejam os esperados. Você ainda tem medo da Computação em Nuvem? Comente no post e compartilhe conosco!