©2022 - Todos os Direitos Reservados

Vantagens da computação em nuvem para PMEs

Vantagens da computação em nuvem para PMEs

Computação em nuvem não é só para grandes empresas, sabia? Uma das grandes vantagens da nuvem é ser acessível para pequenas e médias empresas e ter usabilidade simples para quem não é da área.

Considerando os enormes benefícios do uso dessa ferramenta, no post de hoje vamos conhecer as vantagens da computação em nuvem para PMEs. Vem com a gente!

O que é a computação em nuvem

A computação em nuvem é uma nova forma de lidar com a computação, em que tudo acontece pela internet. Você não depende de programas e arquivos locais, no seu computador, para trabalhar, pois tudo pode feito através de serviços online e os dados ficam na web, podendo ser acessados de qualquer lugar do mundo.

Serviços oferecidos em nuvem

E-mail

Há anos o e-mail é essencialmente um serviço em nuvem (talvez o primeiro deles), especialmente após o Gmail ser lançado, em 2004, oferecendo muito espaço de armazenamento, já que, até então, as empresas precisavam de programas locais para armazenar suas mensagens.

Os clientes dos e-mails contam com todos os recursos necessários para o melhor aproveitamento da ferramenta, podendo, inclusive, contratar um endereço de e-mail @suaempresa.com através de serviços como o Google Apps. O principal benefício de usar seu e-mail em nuvem é poder acessá-lo de qualquer lugar e de qualquer plataforma.

Backup de arquivos

As cópias de segurança sempre foram um problema para PMEs, pois demandam uma rotina constante de backups, mas, com a computação em nuvem, você pode manter cópias em servidores seguros de um jeito fácil e com vantagens!

Tudo que você precisa fazer é contratar um serviço de backup em nuvem, como o AWS, e configurá-lo (o que costuma ser bem simples). Um serviço de backup estará monitorando os arquivos da empresa e, sempre que alguma alteração for feita, uma cópia será enviada para um servidor na nuvem. Se algum problema ocorrer com seus arquivos, basta restaurar essa cópia.

Arquivos online e sincronizados

Serviços com o Google Drive permitem que seus arquivos sejam sincronizados com a nuvem e que você (ou qualquer outra pessoa autorizada) acesse de qualquer lugar do mundo, pela internet e por aplicativos.

Outra grande utilidade dos serviços de armazenamento em nuvem é que eles sincronizam os arquivos entre todos os computadores configurados, então você terá a mesma cópia de todos os arquivos nos seus computadores, sem causar aquela bagunça com várias versões diferentes em cada um.

Documentos colaborativos

O Office, através do Office 365, está cada vez mais colaborativo e integrado com a nuvem. Através dele você consegue salvar seus documentos diretamente em nuvem e editá-los, simultaneamente, com sua equipe, vendo as alterações em tempo real e conversando via chat. O Office também possui aplicativos que rodam diretamente no navegador, para editar seus documentos mesmo onde a suíte não estiver instalada.

O Google foi o pioneiro nestas funções com o seu Google Drive. O grande diferencial do Drive é funcionar diretamente no navegador e ainda assim funcionar sem internet. Além disso, você pode usá-lo integrado ao Google Apps para gerenciar melhor os usuários do serviço na sua organização.

Projetos sincronizados

A computação em nuvem facilita e muito a gestão dos projetos da sua empresa. Através de ferramentas como o Trello, você tem acesso a uma gama de ferramentas para gerenciar as tarefas dos seus projetos, delegá-las entre sua equipe e acompanhar o desenvolvimento, dando feedback em tempo real.

O mais interessante é que o Trello tem uma interface super amigável e intuitiva, então você e sua equipe não terão dificuldades para usá-lo. Ele possui um plano gratuito com os recursos básicos e, se você precisar de mais, os planos pagos são bem econômicos.

Cuidados com a segurança

Todos estes serviços em nuvem trazem grandes vantagens para as PMEs, desde a redução de custos até a integridade dos dados, mas é preciso contratar serviços e fornecedores de confiança e usar sempre senhas fortes para garantir a segurança da sua empresa.

Se, depois desse post, você está interessado na computação em nuvem, a EcoIT tem soluções de serviços na nuvem para a sua empresa! Para saber mais, clique aqui e fale conosco, sem compromisso!