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Transformação Digital: Como minha empresa pode sobreviver?

Transformação Digital: Como minha empresa pode sobreviver?

O mercado econômico está cada vez mais digital. Com o avanço do engajamento do consumidor nas redes sociais, do armazenamento de dados na nuvem, da utilização da internet em aparelhos mobile, entre outros, o que percebemos é a necessidade de que as empresas também acompanhem esse desenvolvimento.

Acompanhando toda essa evolução tecnológica, as empresas se tornam mais competitivas e aumentam seus resultados de venda. Mas como colocar isso em prática? Como sua empresa pode sobreviver à transformação digital? Confira as dicas a seguir!

O que é exatamente a era da transformação digital?

A era da transformação digital é o movimento constante de digitalização das relações econômicas. A democratização do acesso à internet e aos meios de conectividade (computadores, smartphones, tablets, etc) tem aumentado a presença online de empresas e consumidores.

Isso faz com que as distâncias entre produtor e consumidor final sejam reduzidas, além de criar diversos modelos de negócios que atuam fortemente no ambiente virtual (lojas virtuais, apps de serviços, marketing, etc).

Paralelamente a isso, há uma transposição de outros aspectos do mercado econômico para o mundo digital. Por exemplo, o atendimento ao consumidor pode ser feito por e-mail, chat, mensagens instantâneas e até mesmo videoconferências.

Além disso, houve aumento da velocidade das inovações tecnológicas no mercado, com a necessidade de as empresas lançarem constantemente novos produtos e serviços, bem como de reinventarem seus modelos de negócios de acordo com as novas características de seu público-alvo.

Saiba quais são os desafios trazidos pela transformação digital

Nesse contexto, qual é o papel de sua empresa? O que ela faz para se adequar a essa nova realidade? Quais desafios ela pode encontrar? Para se manter competitiva e acompanhar as tendências do mercado, é imprescindível que sua empresa tenha um bom setor de pesquisa e desenvolvimento, para descobrir as novas preferências de seus consumidores, testar novas tecnologias e implementar inovações em seus produtos.

Além disso, é preciso redefinir suas estratégias de relacionamento com os consumidores. Por exemplo, muitas empresas têm investido em marketing digital como estratégia de crescimento de vendas.

Também é possível aumentar sua presença online por meio de lojas virtuais e serviços disponíveis em aplicativos mobile (smartphones e tablets). Por falar nisso, confira aqui oito práticas essenciais para sua empresa ter em mente quando atuar nas redes sociais.

Quais os benefícios trazidos aos negócios?

Diversos benefícios se relacionam à transformação digital no mundo dos negócios. Primeiramente, há maior agilidade nos processos de venda e contratação. Assim como são vários os meios pelos quais o consumidor pode encontrar seu produto, também existem diferentes formas de anunciar sua marca e garantir maior presença entre o público-alvo.

Também podemos considerar a vantagem competitiva daquelas empresas que conseguem navegar pelas transformações digitais e incorporá-las no dia a dia de sua empresa. Elas se destacam de seus concorrentes, capturam mais clientes e criam até mesmo novos nichos de mercado para atuar.

Finalmente, é possível considerar que a transformação digital tem criado um mercado econômico mais dinâmico, em que até os pequenos empreendedores podem se destacar, desde que saibam executar uma boa ideia.

Os custos de entrada no mercado são menores, já que muitas empresas têm fácil acesso aos mesmos recursos digitais. Por essa razão, de certa forma, o cenário econômico é hoje mais justo e meritocrático do que há alguns anos.

Como sua empresa tem lidado com a transformação digital? Você ainda tem dúvidas sobre esse tema? Compartilhe sua opinião com a gente aqui nos comentários! Participe!