©2022 - Todos os Direitos Reservados

Qual a diferença entre armazenamento em nuvem e backup em nuvem

Qual a diferença entre armazenamento em nuvem e backup em nuvem

Você já passou por aquela fase de enviar seus documentos mais importantes por e-mail para si mesmo para evitar de perdê-los? Pois bem, em substituição a essa prática bastante comum tanto em empresas quanto em residências, foi criado o armazenamento em nuvem, um serviço que permite que você mantenha todos os seus arquivos centralizados e organizados em um único lugar com maior segurança.

Contudo, muita gente ainda confunde o armazenamento com o backup, o que coloca quantidades gigantescas de dados em perigo o tempo todo. Para não correr esse risco, trazemos para você a diferença entre armazenamento em nuvem e backup na nuvem. Vamos descobrir as particularidades de cada modalidade de guarda de arquivos?

O que é armazenamento em nuvem

Como o próprio nome diz, armazenamento em nuvem é um serviço de guarda de arquivos, que tem como objetivo proteger seus dados de problemas com o HD do computador, como formatações, queima, exclusões, quebra, entre outros.

Esse serviço permite que você insira na nuvem todos os seus arquivos e os tenha disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphones e tablets. Mas ele não cria cópias dos arquivos, apenas centraliza-os em um servidor online para que você os acesse de qualquer lugar.

Isso significa que se você excluir um arquivo do seu PC este arquivo deixará de existir nos outros dispositivos, sem possibilidade de recuperação. Significa também que você economiza espaço no seu HD, pois os arquivos ficam hospedados na nuvem.

O Google Drive e o Dropbox são exemplos de soluções de Armazenamento em Nuvem.

O que é backup na nuvem

Diferentemente do armazenamento, o backup na nuvem cria cópias dos seus arquivos, mantendo seus dados seguros mesmo que haja qualquer tipo de problema com o HD ou exclusão de arquivos. Esse tipo de serviço é bastante utilizado pelas empresas, pois mantém dados de negócios mais seguros do que se estivessem em servidores físicos dentro da própria empresa ou em HDs externos ou fitas de backup.

Outra característica do backup em nuvem, diferente do armazenamento, é a possibilidade de criar rotinas (jobs) de execução de backups, que podem ser diários, semanais, mensais ou até anuais, fazendo com que você tenha o histórico de todas as modificações ou versões dos arquivos copiados no período que você achar importante.

A melhor opção para o seu objetivo

Se o que você precisa é compartilhar arquivos com outras pessoas, editá-los facilmente e mantê-los em um local seguro contra acidentes físicos, você precisa de uma ferramenta de armazenamento em nuvem. Neste caso, prefira uma solução que ofereça criptografia de dados para manter suas informações a salvo de hackers. Mas lembre-se de que você continua sujeito a falhas humanas, como uma exclusão de arquivo por acidente, por exemplo.

Em contrapartida, se o que você busca é uma solução para manter seus dados de negócio a salvo, criando cópias de segurança, versionamentos e até atender requisitos de legislação do seu negócio, a melhor forma de fazer isso é com o backup na nuvem. Além de ter um custo reduzido se comparado ao backup físico, ele permite que você armazene dados de forma escalável, ou seja, conforme a necessidade.

Vale ressaltar ainda que o backup na nuvem é mais seguro porque cria cópias dos arquivos, mantendo-os a salvo de qualquer ameaça, enquanto o armazenamento pode abrir brechas para perdas de dados.

E você, já utiliza alguma dessas soluções? Acredita que o cloud computing (computação na nuvem) é uma boa solução? Neste post apresentamos 6 motivos para você investir na nuvem, então não deixe de conferir!

Se você ainda ficou com dúvidas em relação à diferença entre armazenamento em nuvem e backup na nuvem, deixe seu comentário!