©2022 - Todos os Direitos Reservados

Qual a diferença do Data Center e Cloud Computing?

Qual a diferença do Data Center e Cloud Computing?

Hoje, todo o volume de dados empresariais já passa dos 2,2 zettabytes. Para se ter uma noção, esse número representa a capacidade de armazenamento de aproximadamente 600 bilhões de DVD’s e, a cada ano, esse número aumenta.

Nesse cenário, as empresas deparam-se com duas tecnologias para o armazenamento de suas informações: o Data Center e a Cloud Computing. Mas, qual a diferença do Data Center e Cloud Computing? Acompanhe o post de hoje e descubra quais são as características, vantagens e desvantagens de cada uma dessas tecnologias. Vamos lá?

Como funciona o Data Center

Um Data Center tradicional nada mais é do que um servidor que funciona vinte e quatro horas por dia para manter seus dados armazenados acessíveis a qualquer momento.

Ele pode ser mantido tanto internamente na empresa quanto externamente, geralmente recebendo diversos cuidados com relação à temperatura, umidade e segurança.

Como funciona a Cloud Computing

Já a Cloud Computing vem com a ideia de independência geográfica, ou seja, os dados não ficam armazenados em apenas um local específico, mas são replicados em diversos servidores espalhados pelo mundo.

Assim, o local onde os arquivos ficam armazenados não é definido, originando o conceito da “nuvem”, que simboliza essa abstração e ausência geográfica. Além disso, esse mecanismo ajuda a manter os arquivos seguros, pois os mesmos arquivos podem estar em servidores e lugares diferentes.

Diferenças e vantagens

diferença do Data Center e Cloud Computing vão além do âmbito conceitual:

Escala planetária de gestão dos serviços

Como geralmente os Data Center concentram-se em locais específicos, podem ocorrer desastres ambientais, como enchentes ou incêndios, que podem colocar toda a informação de uma empresa a perder.

Os servidores da nuvem, por outro lado, ficam localizados em diferentes locais, o que reduz drasticamente a chance de perda de dados por conta de desastres ambientais ou falhas nos servidores.

Segurança

A segurança de um Data Center depende da empresa, que fica a cargo de fornecer mecanismos de segurança para restringir o acesso somente a pessoas autorizadas.

A segurança da Cloud Computing já foi muito discutida, mas, hoje em dia, com os atuais fornecedores atuando de maneira intensa nesse aspecto e criando novas tecnologias de segurança como a Private Cloud, essa preocupação começou a ficar de lado.

Flexibilidade e escalabilidade dos serviços oferecidos

O Data Center oferece um sistema dedicado, não havendo compartilhamento de espaço com outra organização. No entanto, se você precisar de mais espaço ou poder de computação, precisará investir na compra de mais equipamentos, em uma equipe para mantê-lo, e eletricidade.

Já a Cloud Computing oferece flexibilidade e escalabilidade para alterações de memória, poder de processamento, entre outros aspectos para que seu negócio funcione corretamente, sem burocracias e de maneira mais simples.

Custos

Os custos para se manter um Data Center próprio costumam ser altos. Servidor, softwares, profissionais, treinamentos e energia acabam encarecem muito essa opção.

Já na Cloud esses custos caem drasticamente. A necessidade de profissionais se resume aos funcionários que atuaram como pontos de contato entre o cliente e o fornecedor, além dos demais custos que são praticamente zerados.

Agora que você já conhece a diferença do Data Center e Cloud Computing, deixe sua opinião acerca do assunto nos comentários!