©2022 - Todos os Direitos Reservados

O que fazer quando migrar para a cloud computing

O que fazer quando migrar para a cloud computing

Migrar para a cloud computing sem o preparo adequado é como atirar-se de paraquedas sem saber exatamente onde vai pousar. A vista é linda, a sensação é de que você quer fazer isso pelo resto da vida, mas a aterrissagem pode trazer grandes problemas.

Cloud computing é liberdade, mas com responsabilidade, por isso saiba o que fazer quando migrar para a computação na nuvem e experimente a sensação de colocar sua empresa em pleno voo para o sucesso!

Verifique a direção do vento

A cloud computing é reflexo de um ambiente de negócios mais dinâmico, ágil e altamente volátil. O que é inovação tecnológica hoje, amanhã já não será, por isso é essencial que você conheça os rumos que a tecnologia está tomando para tomar as decisões certas de investimento.

Existe uma ampla oferta de serviços de cloud computing, mas será que é realmente o que você precisa? Você quer uma solução completa, que otimize seus processos, agilize o trabalho da sua equipe, dê liberdade de atuação ou quer apenas um repositório de dados e informações online?

Sabendo para onde a tecnologia está indo fica muito fácil identificar serviços completos de cloud computing, que realmente façam a diferença para o seu negócio e tragam bons resultados ao longo do tempo.

Busque os melhores instrutores

Ao levar toda a sua operação para a nuvem você deve contar com orientação. Sendo assim, busque informação especializada, busque fornecedores experientes, converse com CIOs (Chief Information Officers), inspire-se em experiências bem-sucedidas de outras empresas e reúna o máximo de melhores prática que puder.

Muitos fornecedores de serviços cloud estão cheios de dicas para dar a outros empreendedores, aproveite esse conhecimento para traçar seu plano de voo de forma prática e rápida, afinal, quanto mais você demorar maiores as chances de a tecnologia evoluir ainda mais e deixar você para trás.

Equipe-se com o que há de melhor

Para ter sucesso na migração para a computação na nuvem, você precisa se cercar dos equipamentos certos, bem como das pessoas certas, já que esse voo não é só seu, mas de um time inteiro.

Escolha ferramentas de cloud computing que ofereçam ambientes intuitivos, navegabilidade simples e várias opções de acesso para que você possa controlar os dados e informações compartilhados.

Envolva seu time nessa mudança, em especial a TI, que é a responsável por manter a qualidade e segurança dos dados. Uma escolha baseada apenas em atributos estéticos ou de orçamento pode comprometer o conhecimento gerado pela empresa por falta de requisitos de autenticação, acessos, SLA, entre outros.

Lembre-se de que turbulência leva à perfeição

Pode até ser que as primeiras decisões não sejam as mais acertadas para levar sua empresa para a nuvem, mas não deixe se abater pelas turbulências. Corrija as falhas rapidamente e volte à ação. Uma empresa não pode ficar parada simplesmente porque não encontrou a solução ideal de cloud computing, ela precisa avançar e aprimorar sua estratégia constantemente para atingir o sucesso.

Por isso é fundamental que você se cerque das pessoas certas e busque o conhecimento de profissionais mais experientes para saber onde e como investir em cloud computing. Ter boas referências pode poupar um tempo precioso para o seu negócio.

Voe certo e atinja as alturas!

Acrobacias podem até deixar algumas pessoas de boca aberta, mas no mundo dos negócios isso pode comprometer sua credibilidade e também seus recursos. Computação na nuvem não é novidade, existem fornecedores de soluções bem preparados, prontos para atender sua empresa rapidamente.

No momento da decisão, leve em consideração os clientes que esse fornecedor atende, a reputação que ele tem no mercado, leia com atenção o SLA – Service Level Agrement e, mais uma vez, alie-se às pessoas certas. Bons fornecedores ficarão ao seu lado o tempo todo, fornecendo suporte e treinamento, o que não se encontra em qualquer lugar.

Tomando esses cuidados no momento de migrar para a cloud computing, não tem como errar. Sua empresa atingirá o sucesso sem muito esforço!