©2022 - Todos os Direitos Reservados

O que é SOAR (Security Orchestration Automation and Response)?

O que é SOAR (Security Orchestration Automation and Response)?

Com tantos problemas de segurança que rondam as empresas, contar com soluções e recursos é muito importante para proteger dados e informações. Dentre tantas opções e tendências no mercado, você já ouviu falar e sabe o que é SOAR?

A técnica que visa a automação e orquestração de processos de segurança integra ferramentas e sistemas para simplificar operações e oferecer uma visão mais rápida e mais informada do ambiente de TI.

Sua empresa já utiliza esse tipo de solução? Confira nosso artigo, saiba mais sobre o que é SOAR e fique por dentro dessa tendência!

O que é SOAR?

SOAR, o Security Orchestration, Automation and Response, é um conjunto de soluções de softwares compatíveis que permitem que uma organização colete dados sobre ameaças de segurança de várias fontes.

Com o SOAR, é possível responder a eventos de segurança, melhorando a eficiência das operações digitais.

O termo pode ser aplicado a produtos e serviços compatíveis que ajudam a definir, priorizar, padronizar e automatizar as funções de resposta a incidentes.

Utilizando ferramentas de SOAR, as empresas definem procedimentos de resposta, e análise de ameaças, em um formato de fluxo de trabalho digital para que diversas atividades controladas por máquinas possam ser automatizadas.

As soluções de SOAR coletam e analisam dados de segurança de diversas fontes, automatizam o ciclo de segurança, priorizam e contextualizam riscos e respostas e, ainda, permitem que esses dados estejam disponíveis e compreensíveis para todos os envolvidos na segurança.

O SOAR tornou-se uma parte vital do Security Operation Center (SOC) e permite a resolução de incidentes com a documentação mais robusta, maior fidelidade e menos tempo perdido.

Segundo a empresa de tecnologia e consultoria Gartner, precursora do termo SOAR, as equipes de segurança devem usar essas soluções para:

  • Consolidar dados e extrair informações úteis de fontes diversas de inteligência e das tecnologias de segurança existentes;
  • Priorizar o risco e as atividades de operação de segurança no contexto da superfície de ataque e do negócio da organização;
  • Automatizar processos de segurança, reduzindo o desperdício de recursos e tempo de resposta a ameaças;
  • Permitir uma melhor implantação da estratégia de SOM (Security Operations Management), combinando soluções de SOAR.

Quais os componentes do SOAR?

Agora que você está mais por dentro sobre o que é SOAR, podemos falar sobre seus componentes e recursos. São três os mais importantes dentro dessa tecnologia: o gerenciamento, ou orquestração, resposta e automação.

Orquestração

A orquestração, ou a fase de gerenciamento de ameaças, suporta o ciclo de vida e de correção das vulnerabilidades, oferecendo recursos de fluxo de trabalho, relatórios, processos e colaboração.

Dentro do SOAR, a orquestração é o ato de integrar tecnologias diferentes e conectar ferramentas, tornando-as capazes de trabalhar juntas, melhorando a resposta aos incidentes.

Essa é uma fase em que é importante envolver equipes de trabalho, afinal, os sistemas por si só não são suficientes para detectar sinais sutis de invasão.

Resposta

As plataformas de respostas a incidentes de segurança é a solução desenvolvida para apoiar a organização no planejamento, gerenciamento e rastreamento de uma resposta a um incidente de segurança.

Essa tecnologia tem grandes capacidades analíticas e oferece relatórios com estratégias de priorização de riscos e ações de resposta. As respostas podem passar por alguns processos, como:

  • Triagem e Processamento de Alerta: O SOAR coleta dados de outras ferramentas de segurança como o SIEM (Security Information and Event Management). 

Depois disso, as equipes de segurança realizam análises sobre esses dados para verificar se existe alguma ameaça ou não. 

Se uma ameaça for encontrada, as equipes de segurança estenderão seus parâmetros de investigação a outras vulnerabilidades em potencial para evitar novos ataques. Finalmente, o processo de remediação é iniciado para resolver o incidente.

  • Módulos de Gerenciamento de Casos: Este recurso suporta colaboração, comunicação e gerenciamento de tarefas com o SOC.
  • Gerenciamento da Inteligência de Ameaças: Usando essa propriedade, as ferramentas SOAR reúnem todas as informações necessárias sobre uma ameaça. 

Posteriormente, as equipes de segurança processam e transformam essas informações em inteligência para realizar ações proativas.

Automação

Por fim, para completar o que é SOAR, vamos falar sobre a automação. Essas tecnologias suportam a solução e a orquestração de fluxos de trabalho, processos, execuções e relatórios.

A automação é a execução de ações orientadas por máquinas em sistemas de TI e ferramentas de segurança como parte da resposta a incidentes. 

Essas tarefas foram realizadas, anteriormente, por humanos e, com as automações, é possível descrever etapas padronizadas, fluxo de trabalho de tomada de decisão, ações de fiscalização, verificação de status e recursos de auditoria.

Ao saber mais o que é SOAR e suas funcionalidades, é preciso levar em conta requisitos básicos, como acessos e controles para ter um sistema eficiente.

Existem diversas plataformas de SOAR, como as da IBM e EcoTrust, da Eco IT, e é preciso se atentar ao fato de que as plataformas escolhidas devem incluir fluxos de trabalho pré-configurados, orientados a todos os usuários e, por último, que permitam customização e modificação segundo as necessidades. 

O SOAR facilita a colaboração, com acesso aos dados em tempo real, automação e execução de políticas de segurança.

Como as ameaças à segurança estão crescendo constantemente, é preciso reduzi-las com soluções eficazes. Mesmo com menos recursos, o SOAR é uma solução eficiente para se oferecer o máximo possível de resultados.

Conhecendo mais sobre o SOAR, é possível perceber que essa é uma solução útil para qualquer tipo de organização e ainda mais para aqueles com menos estrutura e orçamento para segurança de TI.

Contar com uma gestão de vulnerabilidades de forma integrada, que avalia todo o sistema de TI e oferecer uma completa visão do estado da segurança da organização, certamente, é um grande ganho.

Agora que você sabe mais sobre o que é SOAR, que tal pensar em contar com essa solução? Conheça a EcoTrust Platform aqui