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Metas de TI: 3 oportunidades que podem trazer resultados para sua empresa

Metas de TI: 3 oportunidades que podem trazer resultados para sua empresa

O gerente ou o empreendedor de TI constantemente se vê dividido em dois universos: o operacional e o estratégico. Quando a dedicação para o operacional é maior, inevitavelmente, a parte estratégica fica prejudicada.

Diante disso, o alcance das metas da área ou da empresa fica prejudicado e os resultados da área de TI, ou mesmo da empresa que opera nesse mercado, acabam sendo menores. Consequentemente, chances valiosas de crescimento são perdidas.

Para sair desse dilema entre operacional e estratégico, o gerente ou o empreendedor de TI precisa encontrar saídas para otimizar a parte operacional. Somente assim haverá tempo e disponibilidade para que o profissional dedique-se ao lado tático para, enfim, conduzir sua área ou sua empresa num caminho de sucesso. É sobre isso que falaremos no blog post de hoje. Confira.

Tenha uma TI realmente digital

Estamos na era digital. A internet é o meio de informação mais utilizado no mundo. No universo de TI o mercado traz o Cloud Computing e a transformação digital. Diante de tantas mudanças e inovações, é fundamental se atualizar, seguir as novas tendências e não ficar parado no tempo.

É preciso ter uma TI ágil, moderna e eficiente, ou seja, ter uma TI realmente digital. E o que isso significa? Significa assumir uma mentalidade inovadora, compreender que a TI digital é uma oportunidade para crescer e ir à busca do que há de melhor no mercado.

Assim, fica a pergunta: mas como ter a TI realmente digital? Veja algumas etapas, segundo o Gartner:

  • Explore parcerias no seu mercado, para guiar a discussão sobre os serviços e produtos necessários;
  • Planeje detalhadamente a área de TI;
  • Entregue valor para o mercado;
  • Evolua a arquitetura de negócios;
  • Mas sobretudo: estimule uma nova cultura e uma nova mentalidade na sua equipe. O foco hoje não deve se concentrar mais na eficiência dos processos, mas na capacidade que o aparato tecnológico deve ter para facilitar o desenvolvimento de modelos de negócios, produtos e serviços baseados em conceitos disruptivos.

E lembre-se: quanto mais digital for a sua TI, mais eficiente ela será.

Trabalhe com metas estratégicas para transformá-las em resultados mensuráveis

O gerente ou o empreendedor da área de TI deve definir com clareza os seus objetivos para a área ou para a empresa. Só assim, será possível criar metas realistas e definir as estratégias necessárias para alcançá-las. Um plano de ação detalhado e hierarquizado é a oportunidade perfeita para que a empresa ou a área, em específico, alcance seus objetivos com êxito.

Após traçar esse plano, lembre-se de:

  1. Definir todos os recursos que você vai precisar;
  2. Definir formas de mensurar os resultados;
  3. Conversar com toda a sua equipe para apresentar o plano de ações e motivá-los a segui-lo;
  4. Dedicar tempo ao gerenciamento de desempenho das pessoas, tarefas e projetos envolvidos no plano de ações.

Invista na segurança da informação

Investir em segurança da informação é dar oportunidade para a sua empresa se destacar no mercado e abrir vantagem perante a concorrência. Sabemos bem que a tecnologia  tem suas facilidades e também suas fragilidades.

Cada vez mais, as empresas vêm investindo em tecnologia e novas ferramentas, e com isso, podem ficar mais expostas à ação de crackers, ameaças de vulnerabilidade e softwares potencialmente maliciosos.

Segurança começa por pela proteção de dados. O caso da Sony Pictures foi uma grande lição para entendermos a importância de assegurar a informação. A empresa sofreu um vazamento de informações depois de um ataque cibernético comandado por crackers. O resultado foi que mais de 100TB de dados vazados, contendo:

  • Registros criminais dos empregados da empresa;
  • Negociações de salários;
  • Prescrições médicas sobre a aposentadoria de funcionários;
  • Planilhas de registros salariais dos 6,8 mil colaboradores;
  • Documentos contendo o “modus operandi” da Sony Pictures no mercado em que atua;
  • Dados de clientes: contas, cadastros, senhas e e-mails, assim como outros diversos documentos pessoais.

O ataque manchou a imagem da empresa perante o mercado internacional, os stakeholders e os clientes. O prejuízo em decorrência dos ataques cibernéticos que comprometeu toda a rede da empresa de foi em torno de US$ 200 milhões.

Invista em segurança de informação, ofereça esse diferencial e colha resultados em satisfação dos clientes e expansão do negócio. Quem investe em segurança, mostra solidez e passa credibilidade.

Essas são algumas oportunidades que, quando aproveitadas, conduzem sua empresa ao sucesso. O sucesso também está extremamente aliado a uma boa gestão. Que tal ler mais sobre o assunto? Descubra aqui coisas que você pode NÃO estar vendo na atribuição da gestão de tarefas da sua equipe.