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Gestão de Tecnologia da Informação: tudo o que você precisa saber

Gestão de Tecnologia da Informação: tudo o que você precisa saber

A Gestão de Tecnologia da Informação, antigamente, era um termo designado a um departamento responsável por prestar serviços de manutenção a hardwares e softwares existentes na sua empresa.

Hoje, ela está inserida num contexto de constante transformação, que pode ser vista através do desenvolvimento de produtos inovadores e da revolução causada pelas novas tecnologias.

Essas tecnologias são responsáveis por enfatizar a importância do acesso à informação presente na sua organização.

E, por isso, a Gestão de Tecnologia da Informação se tornou um das questões mais importantes de uma empresa, chegando a ser core business de muitas delas.

Compreender sobre o que se trata a Gestão de Tecnologia da Informação exige que esse conceito seja abordado em duas partes: gestão e tecnologia da informação.

Investigar o significado dessas partes possibilita que você possua um maior entendimento sobre os impactos da TI no ambiente organizacional, além de trazer mais clareza à dimensão tecnológica mercadológica.

Neste artigo, explicaremos sobre variados conceitos relacionados à Gestão de Tecnologia da Informação da sua empresa. Dentre eles, falaremos sobre: importância, funções, aplicações, ferramentas, desafios e benefícios.

O que é Gestão?

Vamos relembrar um pouco sobre alguns conceitos e o primeiro é gestão, que trata-se do ato de administrar ou gerenciar.

Isto é, fazer o uso de metodologias, ferramentas, técnicas e modelos para solucionar os problemas de uma entidade, instituição ou organização.

A gestão pode ser considerada uma área das ciências sociais e humanas. Tem como objetivo organizar pessoas, estruturas e recursos para alcançar um propósito.

O que é Tecnologia da Informação?

O segundo conceito para esclarecer seu entendimento sobre Gestão da Tecnologia da Informação é: Tecnologia da Informação (TI).

A TI é o conjunto de recursos tecnológicos os quais fazem parte do processo de tratamento da informação de uma organização.

Esses recursos podem envolver sistemas, software, hardware, bancos de dados, internet das coisas, inteligência de mercado e, até mesmo, os usuários e profissionais de TI.

Agora que você já descobriu sobre os significados de Gestão e de Tecnologia da Informação, vamos então falar sobre o que é Gestão da Tecnologia da Informação e suas particularidades.

O que é Gestão da Tecnologia da Informação?

A Gestão da Tecnologia da Informação nada mais é do que a administração dos recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento da informação de uma entidade, instituição ou organização.

O processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados, que serão convertidos em informações úteis para as tomadas de decisão.

Isso tudo torna a Gestão da Tecnologia da Informação estratégica para o seu negócio e justifica o crescimento desse conceito nos últimos anos.

  • Coleta: recolher dados potenciais para a geração de informações úteis ao negócio;
  • Armazenamento: guardar esses dados em bancos de dados, visando maior segurança e centralização deles;
  • Processamento: etapa referente a uma primeira filtragem dos dados, eliminando os excessos;
  • Seleção: momento de escolha dos dados mais promissores, baseando essa escolha em critérios;
  • Comparação: relacionar os dados com o objetivo de obter novas observações;
  • Distribuição: processo de entrega dos dados tratados aos decisores;
  • Avaliação: analisar os dados para obter insights que conduzam a informações úteis em momentos de decisão.

A Gestão de Tecnologia da Informação estabelece diversos modelos, metodologias, processos, técnicas e ferramentas que vão ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos estratégicos por meio da TI.

Logo, ela vai além do uso da TI e envolve também pessoas e processos:

  • Pessoas: participantes do processo de tratamento da informação;
  • Processos: responsáveis em estruturar a TI e a sua organização;
  • Tecnologia: presta suporte aos processos.

A Gestão de Tecnologia da Informação engloba diversas responsabilidades que estão sob os cuidados do gestor de TI:

  • Gestão de Recursos de TI;
  • Gestão de Serviços de TI;
  • Gestão de Demandas de TI;
  • Gestão de Projetos de TI;
  • Gestão de Riscos de TI.

A Gestão de Tecnologia da Informação pode ser então definida como a responsável por gerir todas atividades e soluções providas por recursos computacionais adotados pelo seu negócio.

E, como já falamos, elas têm o objetivo de possibilitar a obtenção, o armazenamento, o acesso de informações para facilitar o seu uso durante o cotidiano da empresa.

Portanto, a Gestão de Tecnologia da Informação cuida da cibersegurançacyber segurança da sua empresa.

Os profissionais envolvidos com a TI da sua organização precisam trabalhar sinergicamente. E a Gestão de Tecnologia da Informação é a sua garantia de que todos trabalhem em prol de um mesmo objetivo.

E, também, por desenvolver e criar projetos alinhados com as atividades diárias da organização utilizando todos os recursos que você e sua equipe possuem à disposição.

Importância da Gestão da Tecnologia da Informação

A Era da Informação representa uma quebra de ruptura iniciada desde o final da década de 60, com a introdução de máquinas de grande porte, conhecidas como mainframes.

Já na década de 80, surgiu o primeiro computador pessoal, por meio de uma grande iniciativa da IBM.

Mas o grande marco dessa era foi através do surgimento da internet. Uma inovação que possibilitou a quebra de barreiras geográficas e a expansão do comércio internacional.

Fora as grandes mudanças proporcionadas, a internet também ocasionou uma avalanche de dados e informações.

Uma pesquisa global feita pela Agência We Are Social em 2018, apontou que atualmente existem mais de:

  • 4 bilhões de usuários presentes na internet;
  • 3 bilhões de usuários ativos nas mídias sociais;
  • 5 bilhões de usuários de dispositivos móveis;
  • 2 bilhões de usuários que acessam mídias sociais através de dispositivos móveis.

Já conforme um estudo realizado pelo grupo Altimeter, com a revolução obtida por meio da transformação digital:

  • 41% das empresas aumentaram sua participação no mercado (market share);
  • 30% das empresas aumentaram o faturamento do seu consumidor;
  • 32% das empresas perceberam um aumento no número de visitantes no seu site e em seus canais digitais;
  • 37% das empresas tiveram crescimento no engajamento dos seus consumidores em seus canais digitais.

Com os dados apresentados, você pode perceber que empresas as quais fazem o uso adequado da TI são mais lucrativas.

Além disso, as organizações possuem, nos dias de hoje, grande parte de suas transações comerciais em ambientes tecnológicos, o que torna a Gestão de Tecnologia da Informação ainda mais necessária.

Os sistemas de informação auxiliam em todas as atividades da sua empresa, seja nos processos produtivos e administrativos, no planejamento da organização ou no estabelecimento de uma governança.

A Gestão de Tecnologia da Informação possibilita, então, maior acesso à informação através de canais de comunicação mais rápidos, e com distribuição em tempo real.

Logo, ela permite que você melhore a sua operação otimizando processos. Pois ela te mostrará soluções inovadoras responsáveis por diferenciar o seu negócio em relação aos concorrentes.

Funções da Gestão da Tecnologia da Informação

A Gestão de Tecnologia da Informação possui determinadas funções que são responsáveis por manter o melhor funcionamento do seu negócio. Falaremos, agora, sobre elas.

Manter o desempenho de serviços

A garantia de que os serviços prestados pela setor de TI sejam entregues com o nível de atendimento, disponibilidade e qualidade adequados é fundamental para o andamento da empresa.

Pois a demanda deve seguir os acordos previamente fechados com as outras áreas de negócio.

Para isso, a gestão de tecnologia da informação pode se basear em frameworks (modelos de negócio), como o ITIL e o COBIT.

Promover a transformação digital da empresa

A prestação de serviços não é a principal função da Gestão de Tecnologia da Informação.

Seu papel mais relevante é o de atuar como uma parceira estratégica responsável por direcionar os seus esforços em direção à transformação digital da empresa.

E isso pode interferir diretamente na execução dos seus processos e projetos, além de afetar até mesmo o modelo de negócio escolhido pela sua organização.

Garantir a satisfação dos usuários e clientes dos serviços

Deixar os seus usuários e clientes felizes não significa apenas atender aos pedidos feitos por eles. Significa superar as expectativas criadas e entregar soluções que realmente façam a diferença para o seu negócio.

Fazer a gestão da equipe de TI

A equipe de TI também é um importante stakeholder a ser observado no seu negócio.

Nas organizações em que a gestão e a governança de TI são pouco maduras, é comumente visto um time que se sente desmotivado.

Para resolver essa desmotivação da sua equipe, é preciso preparar, capacitar e engajar todos os seus colaboradores, estabelecendo uma relação de diálogo entre eles.

Gerenciar riscos que a TI pode causar ao negócio

A maior parte das organizações possui uma grande quantidade de informações em ambientes virtuais – cloud. E isso aumenta a segurança quando a situação é vista sob  determinado ponto de vista.

Porém, existe outro ponto de vista no qual você encontra uma segurança mais frágil com esse tipo de armazenamento de informações, o armazenamento virtual.

Quando as informações são processadas e armazenadas em sistemas, existe uma consequente redução no uso de papéis, os quais podem ser acessados e perdidos com grande facilidade.

Por outro lado, ambientes virtuais possuem suas próprias ameaças. Os crimes digitais aos quais você está exposto são diversos, podendo ser simples vazamento de dados ou ataques ransomware.

Mas, com uma boa Gestão de Tecnologia da Informação, é possível identificar e mitigar os riscos com antecedência, por meio de normas e políticas previamente determinadas.

Oferecer suporte aos processos organizacionais

A tecnologia da informação fornece apoio aos processos da sua empresa ao oferecer soluções de TI que simplifiquem e automatizem algumas atividades dos processos.

Isso traz mais agilidade e eleva a performance da sua empresa.

Um exemplo da presença da Gestão de Tecnologia da Informação nos processos é a integração de sistemas, que possibilita a centralização de informações e a automação de processos.

Alinhar o uso da TI aos objetivos estratégicos da empresa

O uso da TI estar alinhado aos objetivos estratégicos da empresa é: usar as ferramentas de tecnologia da informação para alcançar a visão de futuro desejada pela sua organização.

Como já enfatizamos, a TI deve acompanhar as evoluções de mercado a fim de trazer inovações que transformem o seu negócio.

Dessa forma, a TI é considerada hoje um dos seis principais ativos das organizações e, por isso,a Gestão de Tecnologia da Informação é tão importante para você e sua equipe.

Se antes os recursos de TI eram utilizados apenas para armazenar dados, atualmente existe toda uma inteligência de negócio que permite que a manipulação desses dados (previamente comparados, ordenados e interpretados).

Essa manipulação de dados visa transformá-los em informações relevantes para as empresas e, assim, facilitar as decisões dos gestores da sua empresa.

Benefícios da Gestão de Tecnologia da Informação

Como você pode perceber, muitos benefícios são possíveis de se alcançar quando você possui aplicado ao seu negócio uma eficiente Gestão de Tecnologia da Informação.

Falaremos, a seguir, de três benefícios principais que sua empresa pode conquistar através da gestão de Tecnologia da Informação.

Aumento da Produtividade

Gerenciar a tecnologia da informação em uma empresa faz com que ela seja mais produtiva.

Esse aumento de produtividade só é possível se você utilizar corretamente a Gestão de Tecnologia da Informação, eliminando desvios nos processos e excluindo tarefas repetitivas.

Informações Assertivas

A integração de sistemas possibilita maior controle sobre as informações que sua organização possui sob custódia.

A Gestão de Tecnologia da Informação faz com que todos os dados fiquem centralizadas, facilitando o seu acesso e até mesmo o seu uso no momento de tomada de decisão.

Vantagem Competitiva

Em muitas empresas, a tecnologia da informação assume um papel estratégico, indo além da prestação de serviços de manutenção a hardwares e softwares existentes.

Por isso, a Gestão de Tecnologia da Informação atua como fonte de vantagem competitiva devido a sua capacidade de transformar o negócio através de soluções tecnológicas.

Quando utilizar a Gestão de Tecnologia da Informação?

Agora que você conhece a importância, funções e benefícios da Gestão de Tecnologia da Informação, vamos te mostrar qual o melhor momento para utilizá-la.

A resposta para essa pergunta é bem simples: desde o início.

Você não deve esperar tempo demais para começar a fazer a Gestão de Tecnologia da Informação do seu negócio.

Se você está começando o seu empreendimento agora, já comece a planejar a área de TI da sua organização. Defina como será feita a manutenção de dados e a coleta de informações.

Tendo determinado isso, o próximo passo é decidir quem será responsável por essas funções e assim por diante.

E, caso a empresa da qual faz parte já esteja funcionando há um certo tempo e você, ainda, não possui uma Gestão de Tecnologia da Informação, certifique-se de começar agora mesmo.

Alinhe o seu time de tecnologia em torno da gestão, entenda todos os processos de cada subárea dentro da sua TI e veja onde cada um desses grupos se encontra. Faça reuniões, defina uma estratégia de governança de TI, deixe claro os objetivos, metas e resultados que cada um deve atingir.

E lembre-se de recolher feedbacks.

Onde Utilizar a Gestão de Tecnologia da Informação?

Você deve estar se perguntando: mas será que minha empresa precisa de uma Gestão de Tecnologia da Informação?

A resposta para essa dúvida é a seguinte: não importa qual o negócio da sua empresa, toda e qualquer organização deve ter a Gestão de Tecnologia da Informação implementada.

A maioria das pessoas em uma organização, atualmente, trabalham de frente com o computador, utilizando de sistemas, programas e diversos outros recursos em suas tarefas.

Portanto, treinar todos os seus colaboradores para determinadas atividades também é função da Gestão de Tecnologia da Informação.

As abordagens mais recomendadas para essa tarefa são através de materiais e treinamentos preparados pela sua própria equipe de TI ou por uma empresa especializada que preste consultoria.

Escrever um breve material, com as principais normas e detalhes sobre a Gestão de Tecnologia da Informação da sua organização, é uma solução eficaz.

Esses são alguns exemplos de informações que podem ser incluídas no documento:

  • Restrições de acesso às redes sociais e outros sites;
  • Como funciona o armazenamento de arquivos para cada área;
  • Orientações sobre o uso correto do e-mail corporativo;
  • Maneiras de identificar e evitar os vírus de computador;
  • Indicação dos contatos de suporte.

Em seguida, alinhe com o setor de Recursos Humanos para incluir tais orientações no treinamento de integração da sua empresa.

Torne-o um procedimento padrão para novas contratações. E aproveite para deixar o conteúdo disponível em uma pasta pública ou na intranet da sua organização.

Desta forma, todos podem acessá-lo facilmente e você poderá enfatizar a importância de tais práticas.

E sempre reforce a mensagem sobre a disponibilidade de suporte. Quando o usuário perceber alguma instabilidade em seu computador, o responsável pelo seu setor de TI deve ser alertado imediatamente.

Na maioria dos casos, uma simples irregularidade pode indicar problemas muito maiores, que exigem uma investigação minuciosa.

Portanto, peça aos seus colaboradores para que não tentem resolver esses problemas sozinhos. Sempre consulte, antes, um profissional de tecnologia da informação de confiança da empresa.

Como você pode ver, a Gestão de Tecnologia da Informação é primordial para a sobrevivência da sua empresa, pois viabiliza a redução de custos e o aprimoramento dos processos críticos do seu negócio.

Porém, é um verdadeiro desafio conseguir alinhar a tecnologia aos seus negócios, mas que em contrapartida se torna um potente diferencial quando bem executado. Sendo fundamental para o seu crescimento.

Trabalhando sua conscientização digital, você estará preparado para lidar melhor com situações inesperadas.

Agora que você conhece tudo sobre a Gestão de Tecnologia da Informação, aproveite para ver mais conteúdos que a Eco IT preparou para você e nos contate sempre que preferir.