©2022 - Todos os Direitos Reservados

É hora de evoluir: o que levar em consideração ao escolher um parceiro para backup em nuvem

Uma solução de backup profissional em nuvem oferece muito mais suporte e segurança para a sua empresa do que as tecnologias utilizadas em backup local, que já não garantem processos tão bem desenhados (e encontrar um parceiro para backup em nuvem é ideal para o sucesso desse processo).

O EcoCloud Backup em nuvem, por exemplo, é uma solução que compõe serviços, armazenamento e tecnologia de backup e recuperação de dados, com processos maduros das rotinas que garantem a integridade de backup.

Se você já decidiu utilizar o backup em nuvem é hora de focar nos próximos passos, neste estágio é preciso tomar uma das decisões mais importantes:

Escolher o melhor parceiro para oferecer o serviço de backup em nuvem

Neste post vamos dar algumas dicas para que você consiga escolher o parceiro ideal para a sua empresa e evitar problemas no futuro.

Hoje, o mercado conta com uma ampla variedade de fornecedores de tecnologia de backup, mas nem todos atendem as necessidades e demandas da sua corporação. Antes de tomar a decisão final é preciso analisar alguns pontos importantes para ver se realmente as opções são válidas.

Faça uma pesquisa sobre cada um dos possíveis fornecedores listados

Parece uma ação óbvia, mas na pressa de resolver as questões internas, muitas empresas acabam não se atentando a esta questão. Assim como você tem cuidado para contratar um colaborador é preciso também fazer uma análise do parceiro que irá escolher para oferecer este serviço.

O ideal é que você tenha um parceiro que siga a norma NBR ISO/IEC 17799 da ABNT, que garante a segurança das suas informações e dá diretrizes específicas para a proteção de dados.

Faça uma análise completa das empresas fornecedoras e pesquise informações como estabilidade financeira, infraestrutura, clientes atendidos, o que cada uma delas pode te oferecer etc. Se possível, converse com algum cliente que já foi atendido por elas e pergunte sobre a experiência dele durante a prestação de serviços.

Suporte e SLA

É muito importante entender quais os tipos de SLA e os níveis de acordo que o fornecedor oferece e, caso sua empresa necessite de algo personalizado, se ele poderá atender. Problemas sempre acontecem, por isso é necessário fazer algumas combinações prévias e antever situações antes de assinar o contrato.

Algumas empresas precisam de agilidade no processo e nem todos os fornecedores de backup em nuvem podem oferecer.

Armazenamento e recuperação de dados

Lembra no começo do texto quando falamos sobre infraestrutura? Então, você precisa entender como o parceiro que você escolheu administra os níveis de backup, as tecnologias utilizadas por ele, como é efetivada a recuperação de dados e se ele consegue realizar cópias automáticas em unidades locais ou remotas.

É preciso saber também onde ficarão os dados de backup da sua empresa. A localização geográfica interfere em questões como legislação e políticas locais, análise de riscos (como catástrofes naturais que podem acometer o fornecedor), etc. É importante estabelecer um contrato flexível, onde o fornecedor te ofereça a possibilidade de migração do backup, tanto física quanto de nuvem (como AWS e Microsoft).

O objetivo do backup em nuvem é oferecer estrutura e segurança para que a sua empresa possa crescer, para isso é preciso que seu parceiro ofereça infraestrutura e profissionais especializados (como a própria Eco IT).

Tecnologia e segurança

Pesquise se o fornecedor de backup em nuvem possui um serviço automatizado de suporte e atualização, esse diferencial reduz ainda mais a incidência de erros humanos Veja se ele conta com itens como automação e questione sobre as configurações de segurança, criptografia de chave pessoal e se ele utiliza dados criptografados durante a transferência de informações.

A CIO listou 10 itens que você deve verificar antes de adotar a nuvem e, consequentemente, um parceiro para backup em nuvem. Confira:

  1. O contrato é bom o suficiente para protegê-lo, não importa o que acontecer com o fornecedor nuvem?
  2. O que acontece se e quando o provedor falhar?
  3. Como você pode mudar de fornecedores e mover os dados se quiser deixar o serviço?
  4. Você conhece seus atuais custos internos, e vai migrar para a nuvem para reduzi-los?
  5. Existe alguma flexibilidade na capacidade de escolher produtos de fornecedores específicos, ou você está preso ao que é oferecido?
  6. Se o seu desejo é a terceirização de armazenamento, existem preocupações com o desempenho?
  7. Se houver preocupações, existem garantias?
  8. E quanto à segurança dados e à criptografia?
  9. Se você estará em um ambiente multi-tenant, haverá algum isolamento lógico ou físico?
  10. Quais aspectos de confiabilidade estão implementados e disponíveis? Existe uma escala baseada em custo RAS para confiabilidade, disponibilidade, escalabilidade, ou todo mundo tem a mesma solução?

Analise todos estes pontos e aí sim tome a sua decisão.

A Eco IT é pioneira em Computação em Nuvem no Brasil e especialista em Segurança e Proteção de Dados, Backup Profissional Gerenciado e Recuperação de Desastres.

Saiba mais sobre como podemos ajudar o seu negócio com o nosso portfólio de soluções.