©2022 - Todos os Direitos Reservados

Conheça a incrível história da cloud computing

Conheça a incrível história da cloud computing

Cloud computing, ou computação na nuvem, é um serviço que oferece mais segurança, agilidade, funcionalidade e economia para as empresas. Esse tipo de tecnologia permite o armazenamento e o acesso a softwares, documentos, fotos, áudios, dentre outros, em um sistema que não requer o uso de hardwares complexos e que disponibiliza os arquivos para leitura, formatação, inserção de dados e compartilhamento de informações em qualquer dispositivo com acesso eficiente à internet. Ficou interessado? No post de hoje você vai conhecer a incrível história da cloud computing. Vamos lá?

História da cloud computing: como tudo começou

O conceito de cloud computing está associado à John McCarthy, considerado pioneiro no desenvolvimento da tecnologia relacionada à inteligência artificial. Em 1960, quando os computadores existentes ainda eram pouco acessíveis, o tecnólogo vislumbrou que, um dia, a computação seria um instrumento de utilidade pública. Em seus estudos e discussões, McCarthy também discorreu sobre time sharing ou tempo compartilhado. Essa ideia girava em torno do acesso simultâneo a um mesmo computador por várias pessoas, com o objetivo de aproveitar o tempo entre cada processo e reduzir os custos operacionais e materiais de uma organização. Com isso, o que viria a ser a tecnologia na nuvem estava começando a tomar forma.

A importância da internet para o surgimento da nuvem

Paralelamente ao trabalho realizado por McCarthy, havia o do físico Joseph Carl Licklider, pioneiro na invenção da internet. Disposto a desenvolver outras utilidades para o computador, o cientista descobriu uma forma de ampliar a comunicação e o compartilhamento de dados em escala global. Com isso, nascia a ARPANET, que possibilitou que a ideia de computação na nuvem começasse a se concretizar. Posteriormente, ela evoluiria para a internet da forma como conhecemos atualmente.

Comercialização e abrangência da cloud computing

Apesar de o conceito de cloud computing ter surgido há anos, o termo só foi utilizado no ano de 1997 em palestra acadêmica ministrada por Ramnath Chellappa. Nessa época a população começou a ter mais acesso aos computadores. Porém, a utilização e a abrangência do serviço de modo comercial só se deu em 2008. Em 2013, a tecnologia já possuía uma aceitação e aplicabilidade em empresas de pequeno, médio e grande portes. Com o passar dos anos, ela tem se popularizado cada vez mais, trazendo diversas vantagens competitivas às organizacionais que a adotam.

Benefícios da cloud computing para pequenas e médias empresas

O sistema de computação na nuvem traz diversas vantagens às PME´s — pequenas e médias empresas. Dentre elas, podemos citar a redução dos custos organizacionais com equipamentos e mão de obra, já que a tecnologia permite o aumento considerável da performance dos profissionais que com ela trabalham. Há ainda a possibilidade de realizar as atividades da empresa em localidades remotas, o que agiliza os processos e os torna mais eficientes. A segurança e o armazenamento das informações por meio deste sistema também são consideravelmente maiores se comparados aos convencionais, que utilizam hardwares.

Agora que você já conhece a história da cloud computing, que tal ficar por dentro de outras dicas sobre o tema? Curta nossa página no Facebook e receba nossas notícias em sua timeline!