©2022 - Todos os Direitos Reservados

Como a cloud computing pode melhorar a segurança de dados na sua empresa?

Como a cloud computing pode melhorar a segurança de dados na sua empresa?

A previsão é de que 10% dos produtos de TI sejam ofertados na nuvem em 2015, parcela ainda pequena, mas que tende a aumentar consideravelmente nos próximos anos. Um dos objetivos desses investimentos é melhorar a segurança de dados nas empresas, criando repositórios de dados altamente seguros e de fácil utilização por parte de qualquer negócio.

E você, já está investindo em segurança de dados na nuvem? Sabe como o cloud computing pode melhorar esse processo no seu negócio? Confira agora mesmo!

Combate a ameaças

Todos estamos sujeitos às ameaças que vêm com o uso da internet. Vírus, hackers, malwares e uma infinidade de possibilidades de infecção de sistemas, softwares e documentos, o que coloca qualquer empresa em alerta. Além destas, temos as ameaças locais, que são causadas por problemas técnicos em equipamentos, como um HD queimado; um copo de água entornado sobre uma CPU; ou ainda o descuido de um funcionário ao não finalizar um backup.

Todas essas situações levam a uma preocupação geral sobre como melhorar a segurança de dados da empresa, evitando que qualquer evento desta natureza possa comprometer a atividade organizacional ou pior: levar embora sua inteligência organizacional e sua competitividade.

Com o uso da cloud computing você elimina esses riscos, já que as soluções disponíveis no mercado estão em constante aprimoramento dos mecanismos de defesa, realizam atualizações constantes e fecham parcerias com empresas especializadas em melhorar a segurança de dados, criando o ambiente perfeito para resguardar o conhecimento e inteligência empresarial.

Auditorias externas

A garantia de segurança de uma solução de cloud computing para armazenamento de dados não pode vir apenas do fornecedor da solução. É preciso que ele tenha certificações de segurança expedidas por outras entidades por meio de auditorias externas para que ele ganhe a confiança e credibilidade dos usuários. Por isso, nunca deixe de verificar se o seu fornecedor possui essas certificações.

O Google Apps, por exemplo, possui certificações que garantem a confiabilidade de seus data centers em diversos requisitos, como: segurança lógica, segurança física, privacidade dos dados, gestão de incidentes e disponibilidade (o SLA de disponibilidade do Google é de 99,9%), gerenciamento de alterações e organização e administração dos dados.

Isso significa que ao aderir uma ferramenta com essas características, você tem a certeza de que seus dados estarão bem protegidos e a salvo de qualquer situação de risco que possa comprometer o conhecimento e vantagem competitiva da sua empresa.

Políticas de compliance

Para fornecer serviços de armazenamento na nuvem, cada fornecedor deve seguir regras, normas e leis que regem o setor de maneira rígida, ou seja, estabelecer políticas de compliance. Nesse sentido, as certificações de segurança são a melhor forma de demonstrar essa preocupação e garantir aos clientes que todos os cuidados são tomados para garantir a resguarda dos dados lançados no software ou sistema online.

Como parte do compliance, o Google Apps por exemplo, disponibiliza painéis de controle que mostram em tempo real o desempenho de seus sistemas, a localização de seus data centers e também os resultados das auditorias externas, sempre com o intuito de manter uma relação de transparência e credibilidade junto a seus clientes e usuários.

Proteção na medida certa

A forma mais comum de contratação de serviços na nuvem é por meio de SaaS (Software as a Service), cuja segurança é garantida pelo fornecedor em todas as instâncias. Caso você precise de um outro tipo de serviço, como PaaS (Platform as a Service) ou ainda IaaS (Infrastructure as a Service), a segurança de dados é entregue conforme a solução disponibilizada, o que exige maior cuidado de sua parte em relação à segurança.

No PaaS, a segurança dos dados vai somente até a plataforma, enquanto no IaaS somente até a infraestrutura, ou seja, passando desses níveis, você precisa de outras soluções que garantam a segurança dos dados da sua empresa, mas não significa que essas soluções sejam menos relevantes, tudo depende da necessidade da sua empresa.

Melhorar a segurança de dados na sua empresa usando a cloud computing não é apenas custo, é investimento. E, como todo investimento, traz vários resultados. Conheça quais são eles lendo nosso post “Computação em nuvem, ganhos além do ROI”.

Ficou com alguma dúvida sobre como o cloud computing pode melhorar a segurança de dados na sua empresa? Deixe seu comentário!