©2022 - Todos os Direitos Reservados

Backup em nuvem é tudo igual?

Backup em nuvem é tudo igual?

Quanto tempo sua empresa precisaria para voltar a operar normalmente após um problema na área de TI, como um ataque, por exemplo? A resposta a essa assustadora pergunta varia de empresa para empresa e está diretamente ligada ao tipo de segurança adotada para preservação dos seus dados.

Segundo dados da Cybersecurity Ventures, os danos globais causados por Ransomware em 2017 ultrapassam 5 bilhões de dólares, contra $ 325 milhões em 2015. E entre 2017 e 2021, é previsto um gasto em produtos e serviços voltados para cibersegurança que ultrapasse 1 trilhão de dólares.

O mercado de backup profissional em nuvem oferece muitas opções para garantir que as informações pertencentes a uma empresa estejam em segurança. Mas ainda que haja pontos em comum nos serviços oferecidos, como compatibilidade com vários sistemas operacionais; confidencialidade de dados; acesso remoto às informações; eliminação de aquisição e manutenção de servidores locais; suporte técnico especializado -, o fato é que as soluções de cópia de dados em nuvem não são iguais.

Em meio a tantas opções, é preciso avaliar alguns pontos antes de escolher aquele que atenderá suas necessidades. É essencial que o serviço de Backup esteja sempre disponível, sem interrupções, que haja um suporte que possibilite comunicação com mídias diversas (e-mail, chats, portal web etc.) e que ofereça recurso de backups off-line, garantindo os backups mesmo em caso de oscilação da internet.

Vamos além: o ideal é focar em uma solução que o ajude a escolher o software de backup mais indicado para a sua realidade, nível de serviço alinhado a sua necessidade e, claro, a nuvem segura e confiável para armazenamento.

Levantamos alguns dos pontos mais importantes que você precisa avaliar em cada solução:

  • Alta disponibilidade e facilidade de administração dos dados;
  • Escalabilidade;
  • Nível de criptografia e desduplicação de dados;
  • Gerenciamento de backup e dados;
  • Período de retenção desses dados;
  • Se possui sistema de backup automatizado;
  • Compatibilidade multiplataforma;
  • Tipo de armazenamento;
  • Possuir suporte técnico em português;
  • Possibilidade de trabalhar virtualmente;
  • Questões referentes a monitoramento e testes de recuperação;
  • Rotinas de backup customizáveis;
  • Política de Backup e Política de Recuperação de Desastre.

Conheça o EcoCloud Backup

Esses diferenciais são oferecidos pelo EcoCloud Backup, que  oferece muito mais. A expansão do espaço disponível para cópias de arquivos contendo as informações corporativas (a chamada escalabilidade) é imediata, sempre que necessário. Assim, a empresa ganha tempo e tranquilidade para se concentrar no que realmente interessa: na ampliação de seus negócios e de seus lucros.

Com o EcoCloud Backup o investimento é muito inferior, já que a instalação e configuração dos serviços são rápidos e a um custo totalmente acessível para todo tipo de empresa, independente do porte e do ramo de atividade.

Arquivos com conteúdo da vida corporativa podem ser perdidos de várias maneiras: vírus, invasão de sistema por hackers, roubo ou danos variados em equipamentos. Cada vez que ocorre um desses problemas, é quase impossível calcular o prejuízo porque ele atinge um dos maiores bens da uma  empresa: sua base de dados, suas informações e, muitas vezes, seus sistemas

Sendo assim, garantir a total segurança dos preciosos dados corporativos – evitando que sejam danificados ou perdidos -, é um grande benefício oferecido pelo EcoCloud Backup.

Utilizando softwares com criptografia moderna e algoritmos complexos, a privacidade dos arquivos é totalmente garantida. Ou seja, apenas o cliente tem acesso ao conteúdo armazenado, seja ele uma planilha financeira, dados de clientes, projetos em desenvolvimento ou uma fórmula do produto exclusivo que a organização oferece.

Lembra-se da pergunta feita no início deste post, sobre quanto tempo sua empresa precisaria para voltar a operar normalmente após um problema na área de tecnologia da informação (TI)?  Para os clientes EcoCloud Backup a resposta é fácil: você decide, dependendo do nível de serviço! Sem gerar prejuízo para a empresa.