©2022 - Todos os Direitos Reservados

Backup de arquivos: por que manter ele sempre atualizado

Perder arquivos, documentos, fotos ou qualquer tipo de dado é uma situação que causa transtornos, gera retrabalho e, em casos mais graves, pode causar muitas complicações. Fazer o backup de arquivos pode ser a solução para esses problemas. Você já pensou nisso?

É comum imaginar que as informações armazenadas estão sempre em segurança, mas problemas sempre podem acontecer e é para isso que o backup de arquivos é essencial.

Você já tem o hábito de realizar backup de seus trabalhos? Confira no nosso artigo a importância dessa prática!

O que é o backup de arquivos?

O backup é uma cópia de segurança de tudo que você faz, na rede ou não. É a forma mais segura de manter seus dados em caso de problemas de sistema, seja por hardware ou software.

As empresas que terceirizam sua infraestrutura de TI não se preocupam com isso, pois essas equipes contratadas garantem o suporte diário.

Mas, se você ainda gerencia sua tecnologia, coloque o backup de arquivos e dados na sua lista de tarefas.

Quando fazer e onde salvar os backups?

A frequência do backup de arquivos depende da importância dos seus dados. Se o volume for grande, deve ser feito diariamente. Caso o volume seja mais baixo, faça pelo menos uma vez por semana.

As boas práticas de TI indicam que o backup deve ser feito a cada 24 horas de trabalho, salvando os arquivos criados nesse período.

Os locais mais comuns de se salvar os backups são na nuvem, em discos externos ou pen drives.

Armazenamento em nuvem

A nuvem, ou cloud computing, salva os dados na rede e tem uma imensa capacidade de armazenamento.

É o local mais recomendado para fazer os backups, já que é segura e pode ser acessada de qualquer dispositivo com rede de internet.

Disco rígido externo

É o dispositivo independente que pode ser acessado através de USB. As informações podem ser acessadas desde que o disco seja conectado.

Em termos de segurança, não é o mais ideal, devido aos riscos de dano físico, roubo ou perda do disco.

Pendrive

Os dispositivos funcionam como o disco rígido, mas com a capacidade de armazenamento menor.

É uma boa opção para uso pessoal, mas não indicado para backup de arquivos em empresas.

Quais as vantagens do backup?

O backup é uma ação indispensável para as empresas, e traz uma série de benefícios, como:

  • Segurança das informações

Sem dúvida, a segurança das informações é a principal vantagem do backup de arquivos. Não espere o pior acontecer para só depois pensar em fazer uma cópia segura dos seus arquivos.

Além disso, considere deixar a segurança na forma digital. Os dispositivos físicos têm suas vantagens, mas o risco de roubo ou perda é alto, diferente do armazenamento na nuvem.

  • Centralização de informação

Além da fácil recuperação, ter todos os dados em uma mesma plataforma, de fácil acesso é outra vantagem do backup de arquivos, que ajudam na gestão da empresa.

Deixar os arquivos espalhados pode ser um problema quando alguém precisar, então a centralização das informações só faz bem aos negócios!

Fácil implementação

Não é difícil implementar o backup na cultura da empresa, só será preciso ter os dispositivos físicos ou os serviços on-line.

Além disso, ter uma conversa com a equipe para que todos entendam a importância do backup e coloque essa tarefa na lista de atividades.

O backup de arquivos é algo fundamental para as empresas, já que mantém os dados importantes em segurança, aumentando a produtividade em caso de erros inesperados.

Você já tem trabalhado com backups na sua empresa? Onde são guardados seus arquivos, em dispositivos físicos ou nuvem?

Agora que você sabe mais sobre a importância do backup de arquivos, aproveite para baixar nosso ebook e saiba passo a passo para migrar o seu sistema para a nuvem!