Existem pessoas que torcem o nariz quando escutam falar sobre automação de tarefas, porque imaginam que esse processo reduz a quantidade de vagas de emprego. Porém, esse tipo de pensamento não leva em consideração as muitas vantagens desse sistema para as empresas, como a melhora na gestão do tempo.

Neste artigo listaremos alguns benefícios da automatização das demandas para que você descubra como essa prática pode transformar a sua organização. Vamos lá!

1. Crescimento da produtividade

O sonho de toda empresa é ser produtiva. Para isso, são investidos muito tempo e esforço na seleção e recrutamento de profissionais que possuem um alto desempenho. Mas, apesar dessa rigorosa triagem, muitas organizações estão frustradas com a produtividade de seus colaboradores.

Essa questão foi abordada pela Folha de São Paulo em um dos artigos do colunista Pedro Cavalcanti Ferreira. Essa matéria aponta a falta de serviços tecnologicamente avançados como um dos motivos que levam o Brasil a ocupar uma posição inferior a outros países em sua capacidade produtiva.

Para reverter essa situação, algumas empresas têm implantado o software de gestão. Uma aplicação que eleva o rendimento das demandas internas, visto que trabalha ininterruptamente.

2. Confiabilidade

A máxima precisão de um ativo tecnológico evita os erros que podem atrasar ou interromper o fluxo dos processos. Isso é possível graças à inteligência artificial que as máquinas possuem. Dessa forma, uma organização pode programar o sistema para realizar uma tarefa com extrema perfeição e, após isso, o resultado será conforme o esperado.

No que diz respeito ao prazo de entrega de um serviço, a automação de tarefas é muito confiável, algo que muitas vezes não acontece com a mão de obra humana. Devido a isso, a indústria automobilística está entre as mais automatizadas do mundo.

Uma prova disso é a declaração da revista eletrônica Exame sobre a fábrica da BMW em Leipzig, na Alemanha. A corporação é um exemplo de confiabilidade de processos automatizados e, com isso, consegue entregar produções de ponta para seus clientes.

3. Vantagem competitiva

Não é nenhuma novidade que o mercado empresarial é altamente competitivo, e esse fator obriga as instituições a melhorar seus produtos e serviços para garantir a sua sobrevivência. Mas como a automação de tarefas pode ajudar sua empresa a ser uma concorrente respeitada?

Hoje em dia, ter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para que uma companhia cresça no mundo corporativo. Por isso, muitas instituições já adotaram o software de relacionamento com o cliente (CRM), que auxilia na gestão da relação com os consumidores.

Essa aplicação virtual permite que a instituição construa um banco de dados com informações valiosas sobre o seu público-alvo. Além disso, é possível integrar os canais de comunicação da companhia para que o diálogo com os clientes seja mais rápido e personalizado.

De acordo com Steve Denning, escritor do livro The Secret Language of Leadership, quando um empresário mantém seu foco na boa experiência do cliente, ele cria um exército de porta-vozes da sua empresa. Dessa forma, ao automatizar esse processo, a instituição obtém uma vantagem competitiva em relação às outras.

4. Redução de custos

As constantes crises financeiras que insistem em bater à porta da economia mundial fazem com que a diminuição de gastos seja uma prática habitual entre as organizações. Para isso, é primordial a automação de tarefas.

Por exemplo, um equipamento virtual pode diminuir a necessidade de um grande número de trabalhadores para realizar um serviço. Além disso, com um quadro de funcionários menor, os custos com treinamento e capacitação diminuem bastante.

Outro benefício que a automação proporciona para a economia de recursos é a redução do espaço físico para realizar as demandas da instituição. Em virtude disso, os gastos com energia e manutenção desse local também são amenizados.

Por esse motivo, o campo da medicina, por exemplo, vem se automatizando e já percebe o encolhimento dos custos. Após a invenção do software para gestão de laudos médicos, algumas clínicas diminuíram o número de salas e profissionais que emitiam esses pareceres, deixando tudo automatizado.

5. Segurança

Um artigo do site da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) revelou que o Brasil é o quarto país do mundo em acidentes de trabalho. Essa matéria citou dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que indicou um número assustador de 700 mil registros por ano.

Segundo o economista José Pastore, esses acidentes geram para o país um custo de 71 bilhões de reais, e as empresas assumem boa parte desse valor. Esse risco diminui quando a organização tem seus serviços automatizados, uma vez que serviços mais perigosos, como os realizados próximos a fontes elétricas, serão feitos por máquinas.

Outro fator que compromete a segurança dos processos é a falha humana, e por isso toda a cadeia de produção pode ser comprometida. Entretanto, um sistema automatizado não comete erros, pois tudo é operado por um computador de alto desempenho.

6. Serviço a distância

A mobilidade é um recurso muito eficiente para a gestão do tempo nas empresas. Por isso, muitas organizações têm investido em soluções como o ERP — um tipo de software de planejamento de recursos da empresa que permite serviços remotos.

Dessa forma, quando um funcionário está em uma viagem corporativa, é possível que ele acompanhe o andamento de um projeto importante da organização. Além disso, esse trabalhador pode interagir com outros membros da equipe e até mesmo realizar uma reunião a distância para tomar uma decisão séria.

Um gestor pode, por exemplo, acompanhar o desempenho dos seus profissionais que estão em campo e direcionar os seus trabalhos. Sendo assim, as demandas da empresa não precisam ser interrompidas pelo distanciamento da equipe.

Portanto, não deixe que o medo das novas tecnologias impeça sua empresa de mergulhar nas facilidades apresentadas pela automatização de suas demandas internas. Considere com a alta administração do seu negócio a implantação desse sistema e sinta a melhora dos seus processos.

O que achou do nosso artigo? Conseguiu motivar você a implantar a automação de tarefas e melhorar a gestão do tempo do seu negócio? Então, compartilhe com outros nas redes sociais!

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