©2022 - Todos os Direitos Reservados

6 vantagens de trabalhar na nuvem para empresas

6 vantagens de trabalhar na nuvem para empresas

Trabalhar na nuvem já faz parte do dia a dia de muitas empresas e vem demonstrando que dar agilidade aos processos e flexibilidade de atuação para as equipes já não é mais problema. Os recursos são amplos e as vantagens são muitas, basta você conhecê-las para logo aderir a essa inovação, que tem promessa de crescer exponencialmente nos próximos anos. Por essa razão, listamos 6 vantagens de trabalhar na nuvem para as empresas. Certamente você vai perceber que pode tirar proveito de todas elas! Continue com a leitura e saiba mais:

E-mail: mais flexibilidade para a sua comunicação

Até algum tempo estávamos ligados ao webmail, a aplicativos hospedados no computador que faziam o download das mensagens e nos mantinham presos a uma mesa e um computador para poder acessar o conteúdo. Com o e-mail na nuvem essa situação já não precisa acontecer, afinal é possível ter acesso ao e-mail corporativo, podendo enviar e receber mensagens a partir de qualquer dispositivo — mobile ou não. Além disso, a ferramenta conta com a segurança dos servidores na nuvem, como criptografia de dados, garantindo maior sigilo à troca de mensagens.

Maior acessibilidade e mobilidade para a sua equipe

E por falar em dispositivos mobile, trabalhar na nuvem ficou ainda mais fácil porque você tem acesso aos mesmos recursos de um desktop em um smartphone, tablet, iPad ou notebook. Ou seja, você dá flexibilidade para que a sua equipe trabalhe de onde quer que ela esteja, sem a necessidade de mantê-la dentro do escritório, por exemplo.

Colaboração na nuvem e centralização de dados e informações

Dar agilidade aos processos significa que você poder colocar sua equipe para trabalhar junto, e se aplicável, ao mesmo tempo. Com ferramentas como o Google Apps e Office 365, você tem acesso a todos os recursos e ferramentas de escritório e concentra todos os seus arquivos na nuvem, facilitando o acesso e a edição dos documentos por todos. Além disso, por manter o armazenamento na nuvem, você não ocupa espaço do seu computador, podendo ser usado, inclusive, em smartphones.

Redução de custos com a virtualização de servidores

Quando você adota o cloud computing, percebe de imediato uma redução considerável de custos, pois deixa de investir em equipamentos de alto desempenho, em infraestrutura de servidores e grandes equipes de TI para dar lugar a um fornecedor de soluções que assume todas as responsabilidades de armazenamento na nuvem e manutenção da tecnologia utilizada. Com mais tempo livre, sua equipe de TI pode se concentrar em desenvolver outras soluções internas, focadas no negócio.

Escalabilidade de uso para armazenamento na nuvem

Outra vantagem de investir em trabalhar na nuvem é a possibilidade de usar apenas os recursos que você precisa, economizando mais uma vez em investimentos de infraestrutura e tecnologia. Se a sua demanda de arquivos na nuvem aumenta, basta contratar um espaço a mais. Se diminui, é só fazer um downgrade de espaço e ajustar o seu orçamento.

Segurança que a sua empresa jamais viu

A segurança da informação é vital para qualquer negócio, por isso estamos acostumados a ver grandes investimentos em antivírus e outros recursos de proteção. Com a computação na nuvem, você tem acesso a diversos mecanismos de defesa para os seus arquivos, como criptografia de dados, selos de segurança e, ainda, backup na nuvem — que além de manter seus dados seguros e facilmente recuperáveis não ocupa espaço em servidores internos.

Apesar de ser uma forma recente de consumir tecnologia, a computação na nuvem está transformando a maneira com que lidamos com a informação, garantindo maior flexibilidade e segurança tanto para empresas quanto para usuários físicos. Segundo estudos recentes da empresa Eclipse, mais de 50% de toda a informação sobre tecnologia estará hospedada na nuvem dentro dos próximos 5 ou 10 anos, ou seja: estamos migrando para a nuvem muito rapidamente.

E você, já utiliza o cloud computing na sua empresa? Conhece outras vantagens de trabalhar na nuvem? Compartilhe através dos comentários, afinal nós também queremos aprender com você!