©2022 - Todos os Direitos Reservados

6 motivos para investir na computação em nuvem

6 motivos para investir na computação em nuvem

A computação em nuvem, chamada em inglês de cloud computing, já é largamente utilizada na América Latina. As empresas geralmente recorrem a essa ferramenta para melhorar a eficiência das companhias e ter segurança da informação. Além desses fatores, como nos mostram as pesquisas, os empreendedores apostam na computação em nuvem para trazer inovação para suas companhias, o que favorece a competitividade no mercado.

Se você tem interesse em aderir à cloud computing no seu negócio, acompanhe as nossas dicas e entenda por que essa ferramenta é tão vantajosa.

1. Compartilhamento de informações

Pelas estimativas recentes, vemos que as empresas consideradas líderes no mercado têm uma tendência 71% maior de fazer uso da computação em nuvem em relação às demais companhias. Isso se dá porque as empresas líderes estão sempre atrás de soluções que facilitem a comunicação entre pessoas e organizações.

A cloud computing foi uma solução muito útil para viabilizar a conexão entre esses setores, porque através dela fica fácil compartilhar conhecimentos, dados e experiência com todo o mundo. As empresas que aderem à computação em nuvem ainda estão à frente das outras porque, além de receberem informações em escala global, são inovadoras no mercado.

2. Estatísticas elaboradas

Alguns dos sistemas de nuvem dedicados ao ramo empresarial fornecem análises sofisticadas, estimativas amplas e cálculos precisos para o usuário — tudo isso com poucos cliques. E os estudos mostram a eficiência da ferramenta: 65% das organizações líderes de mercado fazem uso da cloud computing para tomar decisões empresariais de acordo com as estatísticas que o próprio sistema fornece à organização.

3. Acesso a conhecimento especializado

A computação em nuvem tem uma vantagem fantástica para os empreendedores que estão sempre atrás de conhecimento: o sistema ajuda as empresas a se tornarem especialistas em sua área de atuação. Com a facilidade em compartilhar informações e consultar dados, encontrar conhecimento que antes era de difícil acesso se tornou uma tarefa simples e rápida.

4. Suporte mobile e flexibilidade

Em uma era de constante modernização, em que os smartphones estão por todos os lugares no nosso dia a dia, a computação em nuvem tem o benefício de ser suportada pelos aplicativos móveis. É possível acessar a nuvem do seu tablet, notebook e até dos smartphones — com isso, seu negócio estará sempre na palma da sua mão e você poderá receber informações onde quer que esteja.

5. Sim, a computação em nuvem tem segurança avançada

Com todas as informações importantes e trocas de dados armazenadas na sua nuvem, é claro que você precisará de segurança eficiente para proteger tudo isso. A boa notícia é que a computação em nuvem vem evoluindo dia após dia, e hoje ela já é um artifício extremamente confiável onde depositar seus dados.

Além dos sistemas de proteção, é preciso levar em conta alguns outros fatores: pendrives, desktops, celulares e outros dispositivos estão sujeitos a queimar ou ter falhas de disco que podem comprometer todos os seus dados salvos nessas máquinas. Com a nuvem, esse problema não existe, porque todas as informações jogadas no sistema são salvas on-line. O seu backup está garantido!

Outro dado interessante: no período de um ano, 800 mil notebooks são esquecidos em aeroportos de todo o mundo. Caso existam informações importantes nesses computadores, elas serão facilmente acessadas, modificadas ou até mesmo roubadas! Em um sistema de nuvem, seus arquivos estarão bem melhor protegidos e sempre acessíveis pelos seus dispositivos.

6. Economia e baixo custo

O objetivo de todo empresário é lucrar mais, e o melhor caminho para isso é fazer economias dentro do próprio negócio. A cloud computing facilita esse processo porque, além de ter um custo muito baixo para o empreendedor, exclui a necessidade de um servidor físico dentro da empresa — e isso consumiria, além de dinheiro em energia elétrica e instalação, espaço útil e mão-de-obra para possíveis reparos.

Agora você conhece as vantagens da computação em nuvem e suas aplicações e vantagens dentro do ramo empresarial. E aí, vai aderir à cloud computing na sua empresa? Já aderiu e viu bons resultados? Conte pra gente nos comentários!