©2022 - Todos os Direitos Reservados

5 motivos para fazer backup em várias mídias

5 motivos para fazer backup em várias mídias

A tecnologia possui papel cada vez mais relevante no mundo corporativo e normalmente é utilizada como forma de adquirir as melhores soluções. Nesse sentido, a equipe de TI da sua empresa certamente já faz backups recorrentes dos seus dados, mas talvez ainda não se preocupe com a importância de usar mídias diferentes nesse processo.

Neste post, mostraremos 5 razões para fazer backup em várias mídias, utilizando os melhores benefícios de cada uma e se esquivando dos possíveis problemas com perda de dados que ninguém quer ter. Confira!

1. Seus dados merecem um backup

Os dados da sua empresa são de máxima relevância e não podem ser perdidos. Eles representam todo o histórico de ações e informações de clientes, além de contratos e projetos sigilosos. Assim, fazer um backup é extremamente importante para os negócios, além de preservar a imagem e saúde financeira da sua empresa. O extravio de arquivos pode levar à perda de semanas a meses de trabalho de todo um setor, gerando gastos extras, problemas na relação com o cliente e desgaste desnecessário de pessoal.

2. Seus computadores podem ser infectados

Os índices de roubo de dados crescem a cada ano, por isso é tão significativo que a sua empresa mantenha todos os seus dados em em segurança em várias mídias. Isso é interessante para que você possa aproveitar o que cada tipo de mídia tem de melhor a oferecer, mitigando ao máximo as chances de perda de informações. Ter mais de uma opção de backup diminui muito as chances de danos devido à ação maliciosa ou acidental por vírus.

3. As máquinas podem estragar

Preservar seus dados em servidores locais pode proteger a empresa de ataque de hackers, no entanto essas máquinas podem ser danificadas por problemas na rede elétrica, por exemplo. Pensando nisso, usar esses servidores não deixa de ser uma boa saída, mas não pode ser o único backup de que sua empresa dispõe por estar vulnerável a acidentes físicos diversos.

4. Você pode perder seus HDs e outras mídias físicas

As mídias físicas, como HDs externos e pen drives são sempre bons aliados para o cotidiano da empresa para armazenamento e manipulação de determinados arquivos, apesar de já haver soluções mais ágeis e eficazes. Todavia, você deverá estar atento ao local em que essa mídia será guardada, pois os resultados podem ser muito inconvenientes em caso de quedas dos aparelhos ou se eles caírem em mãos erradas.

5. Backups na nuvem dinamizam a vida da sua empresa

O já conhecido cloud backup é uma das melhores opções. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nível de segurança é muito alto. Esse tipo de backup já foi adotado por diversas companhias de grande porte por apresentar maior portabilidade, menor custo de instalação e de manutenção e, claro, segurança.

Por todos esses motivos apresentados você pode perceber a importância de se fazer backup em várias mídias, minimizando muito as probabilidades de perda de dados. Para saber mais sobre backups e outros assuntos de TI para a sua empresa, curta nossa página no Facebook e fique sempre atualizado!