©2022 - Todos os Direitos Reservados

5 mitos desvendados sobre a computação em nuvem

5 mitos desvendados sobre a computação em nuvem

A computação em nuvem popularizou-se nos últimos anos com o auxílio da difusão da internet. Os serviços de armazenamento e processamento de dados em servidores remotos diminuem os gastos de TI das empresas e aumentam a produtividade de diversos setores. Entretanto, muitos mitos ainda existem nesse meio.

Seja por falta de conhecimento ou medo, várias pessoas deixam de aproveitar os benefícios da nuvem. Conhecer melhor as vantagens dessa tecnologia abre portas para uma nova forma de interagir com o mundo digital. Por isso, no post de hoje você vai saber quais são os principais mitos da computação em nuvem. Confira!

Os 5 maiores mitos do cloud computing

Novas tecnologias sempre ganham popularidade acompanhadas de boatos. Com a computação em nuvem não é diferente. A seguir apresentaremos algumas das histórias inverídicas sobre o tema:

Serviços na nuvem são caros

A criação de data centers e grandes estruturas de servidores privadas é algo que demanda grandes investimentos. Entretanto, o mesmo não acontece quando falamos de serviços de cloud computing. Por dividir o mesmo hardware com vários clientes, os custos de manutenção do data center de uma companhia do ramo são reduzidos. Assim, mesmo os serviços de computação em nuvem mais complexos, como os relacionados à big data e ERPs, são fornecidos para pequenas e grandes empresas a um valor baixo.

A nuvem não é segura

A ideia de que armazenar ou processar informações remotamente pode expor uma companhia faz sentido. Contudo, com os avanços dos últimos anos, a computação em nuvem tornou-se uma das formas mais seguras de trabalhar com TI.

As companhias que trabalham com cloud computing utilizam os métodos de transferência de dados mais seguros do mercado. Com o auxílio de algoritmos de criptografia e os últimos métodos de armazenamento de informações, os arquivos são divididos entre diversos servidores. Dessa forma, seus dados ficam imunes a ataques ou falhas de hardware.

Cloud computing é algo complexo

Muitas pessoas acreditam que a configuração de um sistema de ERP ou um servidor de armazenamento de dados na nuvem é algo complexo. Mesmo em grandes corporações, a migração para uma estrutura na nuvem é algo simples. Com alguns cliques é possível distribuir o acesso a um grande sistema de gestão administrativa ou a uma ferramenta de armazenamento e backup na nuvem.

Somente grandes empresas podem usar computação em nuvem

O cloud computing é normalmente associado a grandes indústrias como Microsoft e Google. Entretanto, com o baixo custo de diversas soluções em TI, mesmo pequenas companhias podem tirar proveito dessa tecnologia. Plataformas como o Google Apps são fáceis de serem configuradas e possuem baixo custo de manutenção.

Cloud não deve ser utilizado para serviços críticos

Todas as companhias possuem serviços e sistemas que são indispensáveis para o funcionamento da empresa. Diante disso, o gestor de TI tem como parte do seu trabalho diário garantir a disponibilidade dessas soluções em tecnologia. Assim, ele contribuirá para o bom funcionamento de todos os setores fundamentais para a companhia.

Uma maneira de conseguir atingir esse objetivo é fazendo o uso de uma boa conexão e serviços em nuvem. Como os serviços são processados remotamente, diminui-se o tempo gasto para resolver problemas causados por panes e falhas de funcionamento. Tudo isso aliado aos menores custos de manutenção desse tipo de solução.

Otimizando o seu ambiente de TI

Das tecnologias que mudarão a computação no futuro, poucas são tão importantes quanto a computação em nuvem. Entender como ela funciona e quais as suas vantagens é fundamental para qualquer gestor de TI. O bom uso dos serviços em nuvem pode mudar a forma como uma empresa funciona.

Por meio do acesso a recursos mais rápidos e eficientes, uma empresa pode ganhar novos mercados e parceiros comerciais. A nuvem é mais barata e escalável do que serviços tradicionais de TI. Em um cenário onde as companhias precisam ser competitivas ao máximo, estar preparado para utilizar a computação em nuvem é um grande diferencial.

Quer saber mais sobre a computação em nuvem e as últimas novidades da tecnologia? Curta a nossa página do Facebook!