©2022 - Todos os Direitos Reservados

4 razões para migrar seu servidor de e-mail para a nuvem

4 razões para migrar seu servidor de e-mail para a nuvem

Bastou as nossas conexões ficarem rápidas o suficiente e logo surgiu mais uma novidade no mundo da tecnologia — a nuvem. Esse lugar, que a maioria das pessoas não sabe exatamente onde fica, é responsável por grande parte das nossas informações digitais.

Pense em nomes como Gmail, Facebook, Flickr — são serviços que armazenam dados dos usuários, sejam mensagens, fotos ou vídeos. Além de serviços de entretenimento, esses servidores na nuvem foram abraçados pelo meio corporativo, encontrando ali uma excelente alternativa a algo como, por exemplo, um servidor de e-mail.

Seguindo na contramão, algumas empresas ainda preferem manter os seus servidores de e-mail dentro da empresa, em uma máquina dedicada. Essa atitude vem, geralmente, acompanhada de serviços com pouca capacidade de armazenamento, desatualizados e até mesmo com pouca segurança.

Portanto, no post de hoje, vamos percorrer 4 razões para migrar seu servidor de e-mail para a nuvem. Continue a leitura!

1 – Segurança

Isso mesmo — O item muito importante. Se a sua empresa ficar sem conexão (uma queda de internet), o e-mail para de funcionar totalmente. Na nuvem, caso haja algum problema de conexão, basta utilizar uma conexão 3G ou acessar o e-mail de outro local. Ele nunca para de funcionar. Outro ponto importante é a impossibilidade de interação física com o conteúdo: um funcionário mal-intencionado não consegue copiar informações sigilosas em um pen drive. Todo o seu conteúdo passa a ficar muito mais seguro.

2 – Aplicativos/variedade de serviços

Uma das vantagens quando há essa mudança para a nuvem é a quantidade de serviços que se pode utilizar. Ao contrário de um e-mail que apenas recebe e envia mensagens, agora é possível utilizar ligações do tipo VOIP, vídeo conferências, planilhas, compartilhamento de tela. Com ferramentas de busca incrivelmente mais poderosas, é muito mais fácil encontrar um e-mail entre milhares. Estamos falando de muito mais eficiência e economia para o seu negócio.

3 – Mobilidade

Quando o servidor de e-mail está conectado em uma máquina interna, tudo corre pela rede interna da empresa, um ambiente fechado. Na nuvem, a produtividade aumenta de forma incrível já que os serviços de e-mail podem ser acessados em transito, na rua, por seus funcionários. Arquivos podem ser compartilhados e discutidos com colaboradores em qualquer parte do mundo em tempo real. Tudo agregado, tudo acessível a partir de notebooks, smartphones e tablets.

4 – Economia e eficiência

Migrar o seu servidor de e-mail para a nuvem é econômico no quesito banda de internet. Você lembra que 90% dos e-mails que trafegam pela internet são SPAMS? Como o servidor na nuvem é muito mais potente e inteligente, e-mails maliciosos ou de mala direta não chegam até você.

Pode ficar tranquilo que a transição é rápida. Depois de toda a configuração, basta transferir o conteúdo do antigo servidor para o novo.

Quer mais informações não apenas sobre servidor em nuvem, mas também sobre marketing digital e TI digital? Não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro de tudo!