©2022 - Todos os Direitos Reservados

Vulnerabilidade Crítica de RCE no Construtor de Sites Bricks WordPress

Vulnerabilidade Crítica de RCE no Construtor de Sites Bricks WordPress

Hackers estão explorando uma falha crítica de execução remota de código (RCE) no tema Brick Builder do WordPress, permitindo a execução de código PHP malicioso em sites vulneráveis. O Bricks Builder Theme, um tema premium do WordPress com aproximadamente 25.000 instalações ativas, é conhecido por sua facilidade de uso e personalização.

Em 10 de fevereiro, uma vulnerabilidade, agora rastreada como CVE-2024-25600, foi descoberta pelo pesquisador ‘snicco’. Esta vulnerabilidade afeta o Brick Builder Theme em sua configuração padrão. A falha de segurança ocorre devido a uma chamada de função eval na função ‘prepare_query_vars_from_settings’, que pode permitir a um usuário não autenticado executar código PHP arbitrário.

A plataforma Patchstack, especializada em vulnerabilidades de segurança no WordPress, recebeu o relatório e notificou a equipe do Bricks. Uma correção foi disponibilizada em 13 de fevereiro com o lançamento da versão 1.9.6.1 do Bricks. Na época, a equipe do Bricks afirmou que não havia evidências de exploração da falha, mas instou os usuários a atualizarem para a versão mais recente o mais rápido possível.

A exploração ativa desta vulnerabilidade começou em 14 de fevereiro, conforme detectado pela Patchstack. A falha ocorre quando a entrada controlada pelo usuário é executada através da função eval em prepare_query_vars_from_settings, com $php_query_raw construído a partir de queryEditor. A exploração é possível através de pontos de extremidade da API REST para renderização do lado do servidor, apesar de um check-in nonces de render_element_permissions_check, devido a nonces publicamente acessíveis e verificações de permissão inadequadas.

Na fase de pós-exploração, a Patchstack observou que os invasores usaram malware específico que pode desativar plugins de segurança como Wordfence e Sucuri. Os seguintes endereços IP foram associados à maioria dos ataques:

  • 200.251.23.57
  • 92.118.170.216
  • 103.187.5.128
  • 149.202.55.79
  • 5.252.118.211
  • 91.108.240.52


O Wordfence também confirmou a exploração ativa do CVE-2024-25600, relatando 24 detecções. Recomenda-se que os usuários do Bricks atualizem para a versão 1.9.3.1 imediatamente, navegando em “Aparência > Temas” no painel do WordPress e clicando em “atualizar”, ou manualmente a partir daqui

Quer amadurecer seu programa de segurança cibernética através do gerenciamento de vulnerabilidades? Conheça a EcoTrust, a #1 plataforma SaaS de Inteligência em Riscos Cibernéticos, que através da identificação e priorização de riscos cibernéticos críticos para o negócio, ajuda empresas a serem mais resilientes a ataques cibernéticos. Agende uma demo aqui

Este artigo foi criado com uso de inteligência artificial generativa e teve a curadoria da Equipe EcoTrust.