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Os impactos financeiros dos ataques cibernéticos nas empresas

Os impactos financeiros dos ataques cibernéticos nas empresas

A importância do investimento em segurança cibernética tem sido reconhecida por gestores de negócios nas mais diversas áreas, porém há um descompasso entre este reconhecimento e as iniciativas práticas no campo da cibersegurança.

Isso acontece porque, muitas vezes, os profissionais da área de gestão não estão cientes de quão devastadores podem ser os impactos financeiros de ataques cibernéticos.

Os criminosos digitais têm atuado de maneira cada vez mais habilidosa e a consequência é o rápido aumento dos riscos cibernéticos.

O Relatório de Violação de Dados da IBM publicado recentemente mostra que 83% das empresas sofreram mais de uma violação de dados durante o ano de 2022.

Já o Relatório de Investigação de Violação de Dados da Verizon aponta um aumento de 13% no número total de ataques de ransomware ao longo do mesmo ano.

Esse acréscimo corresponde à soma de todo o aumento ocorrido nos cinco anos anteriores, o que demonstra a gravidade do problema.

Os números são realmente impressionantes quando se pensa nas estatísticas de vazamento de dados e nos crimes cibernéticos.

Porém, para a devida compreensão sobre como o investimento em cibersegurança é urgente, é preciso pensar especificamente nos impactos financeiros de ataques cibernéticos para as empresas.

Ter dados estratégicos vazados não é apenas uma situação incômoda ou um percalço cotidiano. Esse tipo de incidente pode representar até mesmo a inviabilidade da continuidade do negócio.

Os dados são valiosos ativos organizacionais e perdê-los ou expô-los é uma das piores situações de crise que um gestor pode ter que enfrentar, principalmente se ele não contar com um plano de resposta a incidentes.

Os impactos financeiros de ataques cibernéticos podem ser vários, imediatos e de longo prazo. Por isso, sai muito mais barato priorizar a cibersegurança.

A ideia de esperar um momento de maior disponibilidade orçamentária para fazer um investimento mais direcionado é muito arriscada.

Portanto, a prevenção dos ciberataques é o melhor caminho e, se você ainda não conta com iniciativas práticas de cibersegurança, é importante dar os primeiros passos o quanto antes.

Nos próximos tópicos, vamos falar sobre as principais possibilidades de impactos financeiros de ataques cibernéticos para que você compreenda como essa situação pode afetar o seu negócio na prática.

Continue a leitura!

Conheça as diferentes possibilidades de impactos financeiros de ataques cibernéticos

Quando falamos sobre os impactos financeiros de ataques cibernéticos, normalmente as possibilidades mais lembradas são as relacionadas aos custos legais e ao pagamento de multas.

Isso é natural devido à recente implementação da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, que tem levado as empresas a moverem esforços para se adaptarem às novas regras.

Mas as punições previstas na legislação são apenas uma das possibilidades de impactos financeiros dos ataques cibernéticos nas empresas.

Os prejuízos financeiros diretos e imediatos relacionados à perda de receita e às despesas para a recuperação são sentidos assim que um ataque acontece sem que a empresa esteja preparada.

E é justamente por não estar preparada que a gestão não chega a pensar sobre todos os outros impactos financeiros de ataques cibernéticos.

Veja em seguida quais são os principais.

Perda de receita imediata

Os impactos financeiros de ataques cibernéticos podem ser imediatos se pensarmos, por exemplo, na impossibilidade de manter as operações do negócio em pleno funcionamento.

Nesse caso, seus produtos ou serviços não poderão ser adquiridos ou oferecidos aos clientes até que a empresa se recupere.

A consequência disso é a redução das receitas, que podem ser muito impactantes, dependendo do foco do ataque.

Por outro lado, o investimento apressado em uma estratégia de resposta diante de um ataque também significa menos receitas em caixa.

Despesas de recuperação

Se você não investir em cibersegurança antes que um ataque cibernético ocorra, as finanças do seu negócio serão imediatamente impactadas quando um incidente ocorrer.

Isso porque você terá que investir na recuperação dos dados perdidos, na retomada da normalidade em seus sistemas e/ou na criação de uma nova estratégia.

Além disso, depois de passar pela experiência de sofrer um ciberataque, você não irá abrir mão de investir em uma boa estratégia de cibersegurança.

Ou seja, o investimento que poderia ser feito como prevenção precisará ser feito em algum momento, mas além dele, você também terá que lidar com diversas outras despesas para que suas operações voltem a funcionar normalmente.

Danos à reputação da empresa

Se um eventual ciberataque provocar a perda ou o vazamento de dados dos seus clientes e parceiros, a consequência mais óbvia é que eles deixem de confiar em sua empresa.

Mas os danos à reputação do negócio vão além do abandono dos clientes. Eles envolvem o seu mercado de atuação como um todo.

Em outras palavras, ainda que não sejam seus clientes ou parceiros, outras pessoas e empresas ficarão sabendo sobre o incidente e sua empresa será lembrada como uma organização que não trata com a devida atenção a segurança da informação.

Nesse caso, diversas oportunidades de negócios podem ser perdidas e este é um dos grandes impactos financeiros de ataques cibernéticos.

Multas

São diversas as categorias de multas que um negócio pode precisar pagar quando sofre um ciberataque.

Uma delas são as multas referentes à violação da proteção de dados que estão previstas na Lei Geral de Proteção de Dados.

Mas além disso, também existem as multas regulatórias que são específicas dentro do segmento de atuação da empresa.

Também existem as multas contratuais, que costumam estar previstas nos acordos feitos com fornecedores ou outros parceiros de negócios.

Custos legais

Os custos legais também estão na lista dos impactos financeiros de ataques cibernéticos, já que a empresa precisará arcar com honorários advocatícios, por exemplo.

Esses custos também englobam os casos em que é preciso entregar notificações de violação de dados às pessoas ou empresas prejudicadas direta ou indiretamente pelo ataque.

Cabe também lembrar da possibilidade de litígios judiciais que podem culminar no pagamento de indenizações e outras despesas.

Além de tudo isso, é preciso lembrar do tempo e da dedicação necessários para lidar com uma ação judicial, que podem dividir a atenção dos gestores num momento crucial para a recuperação do negócio.

Interrupção das operações comerciais

Um ciberataque bem-sucedido pode causar a indisponibilidade dos seus sistemas e a impossibilidade de acesso a dados cruciais para a continuidade das operações comerciais.

Isso significa que, a menos que você conte com um bom plano de resposta a incidentes e tenha feito os devidos investimentos preventivos, haverá um tempo de indisponibilidade das operações.

Este tempo pode ser curto ou longo, dependendo das proporções do ciberataque e da forma como a empresa vai lidar com ele.

De todo modo, por menor que seja o período de interrupção das operações, a empresa arcará com algum impacto financeiro.

Perda da produtividade

O tempo de inatividade decorrente de um incidente de cibersegurança acarretará na mudança das rotinas da sua equipe, ou seja, seus colaboradores não poderão exercer suas atividades normalmente até que o sistema ou os dados sejam recuperados.

Isso representa uma queda na produtividade e, consequentemente, mais um dos impactos financeiros de ataques cibernéticos.

Nesse caso, a empresa estará contando com uma equipe remunerada para exercer determinada atividade, mas que estará impossibilitada de colocar suas tarefas em prática por conta do ciberataque.

Atrasos nas entregas

Os atrasos nas entregas dos seus produtos ou serviços estão relacionados aos dois impactos financeiros de ataques cibernéticos anteriores.

A indisponibilidade de dados e sistemas e a queda na produtividade da equipe torna inviável o cumprimento de prazos, o que prejudica a experiência dos seus clientes.

Em curto prazo, dependendo dos contratos estabelecidos, sua empresa pode demorar mais a receber recursos que estavam previstos para determinada data.

Em médio e longo prazo, seus clientes podem tornar-se insatisfeitos, quebrarem seus contratos ou acordos e procurarem uma empresa concorrente.

Danos à vantagem competitiva do negócio

Um dos propósitos mais comuns dos ataques cibernéticos é o roubo de propriedade intelectual ou de segredos comerciais.

Estas são informações responsáveis pela criação e manutenção de uma vantagem competitiva para o negócio.

Quando esses dados são vazados, os concorrentes têm acesso à sua estratégia interna, reduzindo drasticamente os seus diferenciais.

Nesse caso, outras empresas passam a contar com a possibilidade de oferecer uma solução semelhante à sua e isso, dependendo do seu segmento de atuação, pode culminar em um dos maiores impactos financeiros de ataques cibernéticos.

Revelação de informações comerciais

Além dos dados relacionados à propriedade intelectual e aos segredos comerciais, outras informações também podem ser reveladas quando ocorre um ciberataque.

Elas podem incluir, por exemplo, planos estratégicos, dados dos clientes e informações financeiras.

Ter essas informações expostas prejudica as finanças da empresa por diversas razões, a começar pela perda da confiabilidade por parte dos clientes.

Também vale a pena lembrar da posição de vulnerabilidade em que a empresa se coloca  com o vazamento de dados internos e confidenciais.

Isso pode significar a necessidade de investimento em novas estratégias de gestão e de marketing, que, é claro, demandam tempo e dinheiro.

Redução da base de clientes

Mencionamos anteriormente a queda da confiança do cliente quando a empresa sofre um ciberataque, principalmente quando ele tem seus dados vazados.

Mas simplesmente saber que a empresa está lidando com um incidente de cibersegurança, mesmo sem que os dados do cliente sejam vazados, já é um sinal de alerta.

Muitos consumidores vão migrar para a concorrência simplesmente por perceberem as dificuldades enfrentadas pela empresa e menos clientes significam menos receitas.

Queda nas vendas

Uma quantidade menor de clientes representa uma queda nas vendas, mas dependendo do seu segmento de negócios, é preciso pensar também na redução das aquisições feitas pelos consumidores que continuam comprando da sua empresa.

Pode ser que você mantenha sua base de clientes, mas eles migrem para um plano mais básico do seu serviço ou comprem seus produtos em menor quantidade e mais esporadicamente.

Os esforços para reverter essa situação vão envolver, além do investimento em cibersegurança e uma postura mais madura sobre o assunto, um plano estratégico de marketing e de comunicação, ou seja, além de perder receitas em razão da queda nas vendas, você também precisará fazer investimentos adicionais.

Recuperação pós-ataque

Por fim, cabe citar a necessidade de colocar em prática ações imediatas para que a empresa se recupere do ciberataque.

Isso vai envolver os investimentos para a recuperação dos sistemas ou dados e também o estabelecimento de novos planos em diversas frentes.

Em seguida, será preciso destinar recursos para uma estratégia de cibersegurança ainda mais robusta.

Em termos financeiros, a prevenção é muito mais barata

Para que sua empresa não tenha que lidar com vários dos impactos financeiros de ciberataques expostos acima, o melhor caminho é a prevenção.

O investimento em cibersegurança para uma empresa que ainda não conta com nenhuma iniciativa nessa área pode parecer grande e dispendioso.

Porém, não há dúvidas de que ele é bem menor do que os impactos financeiros de um ciberataque de grandes proporções.

Não há empresa que possa se considerar imune a um incidente de segurança cibernética, mesmo que ela seja de pequeno porte e não ofereça produtos ou serviços ligados à tecnologia.

Se os recursos tecnológicos perpassam os processos do negócio, é preciso investir em cibersegurança.

Veja abaixo algumas medidas proativas que você pode colocar em prática imediatamente para prevenir as consequências de um ciberataque:

  • Gestão de Vulnerabilidades: é um dos principais processos de prevenção a ataques cibernéticos e que tem o propósito de identificar, classificar, priorizar, remediar e mitigar proativamente os riscos de vulnerabilidades em uma infraestrutura de TI, aplicação, cloud, ou qualquer ativo cibernético de uma empresa. Com ele será possível aumentar a maturidade do programa de segurança da informação e reduzir o risco de negócio para uma organização. Trata-se de um dos pilares de uma boa estratégia de segurança cibernética, pois ajuda a impulsionar as primeiras linhas de defesa.
  • Treinamento de conscientização em segurança: seus colaboradores precisam estar cientes das melhores práticas de cibersegurança, atuando, por exemplo, na proteção de informações confidenciais, identificando ataques de phishing, utilizando senhas fortes e lidando adequadamente com e-mails e arquivos suspeitos;
  • Desenvolvimento de um plano de resposta a incidentes: esse plano é um documento que inclui os protocolos e procedimentos a serem colocados em prática no caso de um incidente cibernético. Com ele, os profissionais envolvidos contam com um roteiro sobre o que deve ser feito caso a empresa sofra um ataque. O documento deve demonstrar como será feita a designação de responsabilidades, a comunicação interna e externa, a coleta de evidências, a remediação dos sistemas comprometidos, entre outros detalhes.

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A plataforma utiliza a abordagem da Inteligência em Riscos Cibernéticos para antecipar ameaças e atuar na prevenção aos ataques cibernéticos.

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