©2022 - Todos os Direitos Reservados

Google corrige no Chrome, primeira vulnerabilidade de zero day em 2024

Google corrige no Chrome, primeira vulnerabilidade de zero day em 2024

Google lançou uma atualização para o navegador Chrome na terça-feira (17) para corrigir uma vulnerabilidade de zero day explorada ativamente. A falha, rastreada como CVE-2024-0519, diz respeito a um acesso à memória fora dos limites no mecanismo V8 JavaScript e WebAssembly.

A exploração dessa vulnerabilidade pode permitir que um invasor remoto execute código arbitrário no sistema da vítima. Isso pode levar a uma variedade de ataques, incluindo roubo de dados, instalação de malware e sequestro de dispositivos.

Detalhes adicionais sobre a natureza dos ataques e os agentes de ameaças que podem estar explorando foram retidos em uma tentativa de evitar uma exploração adicional.

Recomenda-se que todos os usuários do Chrome atualizem para a versão 120.0.6099.224 ou posterior o mais rápido possível. 

Os usuários de navegadores baseados no Chromium, como Microsoft Edge, Brave, Opera e Vivaldi, também devem aplicar as correções à medida que elas se tornam disponíveis.

Exploração

A exploração da vulnerabilidade CVE-2024-0519 envolve o envio de uma página HTML maliciosa para a vítima. Essa página HTML contém um código JavaScript que causa um acesso à memória fora dos limites no mecanismo V8.

Esse acesso à memória fora dos limites pode permitir que o invasor obtenha acesso a valores secretos, como endereços de memória. Esses valores secretos podem ser usados para ignorar mecanismos de proteção, como ASLR, para facilitar a execução de código arbitrário.

Como corrigir 

O Google corrigiu a vulnerabilidade CVE-2024-0519 na versão 120.0.6099.224 do Chrome. Para aplicar a correção, siga estas etapas:

  1. Abra o Chrome.
  2. Clique no menu Configurações (três pontos verticais) no canto superior direito.
  3. Selecione Sobre o Google Chrome.
  4. O Chrome irá verificar se há atualizações disponíveis. Se houver, siga as instruções na tela para instalar a atualização.

Depois de instalar a atualização, o Chrome estará protegido contra a vulnerabilidade CVE-2024-0519.

Conclusão

A CVE-2024-0519 é uma ameaça significativa que deve ser corrigida o mais rápido possível. Ao seguir as recomendações acima, os usuários podem ajudar a proteger seus dispositivos e dados contra ataques cibernéticos.

Quer amadurecer seu programa de segurança cibernética através do gerenciamento de vulnerabilidades? Conheça a EcoTrust, a #1 plataforma SaaS de Inteligência em Riscos Cibernéticos, que através da identificação e priorização de riscos cibernéticos críticos para o negócio, ajuda empresas a serem mais resilientes a ataques cibernéticos. Agende uma demo aqui

Este artigo foi criado com uso de inteligência artificial generativa e teve a curadoria da Equipe EcoTrust.