©2022 - Todos os Direitos Reservados

O que é CAASM (Cyber Asset Attack Surface Management)

O que é CAASM (Cyber Asset Attack Surface Management)

O gerenciamento da superfície de ataque de ativos cibernéticos (CAASM) é uma tecnologia emergente que permite que equipes de segurança resolvam desafios persistentes de visibilidade de ativos e vulnerabilidades. Soluções CAASM agregam dados de ferramentas e feeds de dados existentes para fornecer uma visão contínua e multidimensional de toda a superfície de ataque de uma organização.

O CAASM praticamente elimina pontos cegos e fornece um caminho rápido para que as equipes de operações de segurança alcancem segurança cibernética proativa e gestão de riscos. De fato, graças ao CAASM, a Gartner prevê que o número de organizações com visibilidade de ativos ≥95% crescerá para 20% até 2026, ante menos de 1% hoje.

Quais são os casos de uso do CAASM?


Quanto mais dados você tiver em sua plataforma, mais valor obterá dela.

Em alto nível, uma solução CAASM suporta as seguintes iniciativas de segurança cibernética e risco:

  • Automatizar o inventário de ativos cibernéticos e manutenção: Manter uma visão unificada da superfície de ataque importando dados de ferramentas de segurança, bancos de dados, controles etc. existentes. O CAASM se conecta facilmente a praticamente qualquer fonte por meio de sensores sem agente, ou importações manuais, permitindo que as equipes alcancem visibilidade sem precedentes de tudo que tem valor para a organização. Isso inclui endpoints, servidores, dispositivos de rede, aplicativos, serviços em nuvem e muito mais.


  • Melhorar a segurança de endpoints: Identificar automaticamente lacunas de cobertura de segurança e configurações incorretas do sistema, e garantir que as ferramentas necessárias estejam implantadas para manter um ecossistema robusto. Por exemplo, o CAASM pode detectar endpoints sem antivírus ou firewall ativado.

  • Aprimorar o gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação: Maximizar o retorno sobre o investimento e garantir a higiene dos dados cruzando os dados ingeridos de suas ferramentas de TI com o CMDB. Isso garante que os dados sobre ativos estejam sempre atualizados e precisos.

  • Otimizar programas de gestão de vulnerabilidades: Racionalizar praticamente todas as etapas do ciclo de vida de gerenciamento de vulnerabilidades aproveitando os recursos de agregação e contextualização em um painel centralizado. Por exemplo, o CAASM pode priorizar a correção de vulnerabilidades com base no risco.

  • Avançar as capacidades de resposta a incidentes: Reduzir significativamente os tempos de resposta, identificar riscos em tempo real e até mesmo determinar o raio de explosão no caso de ocorrência de um incidente. O CAASM fornece visibilidade abrangente para investigações forenses.

  • Melhorar o gerenciamento de identidade e acesso: Entender e abordar rapidamente os limites de privilégios comparando a superfície de ataque com sistemas de gerenciamento de identidade e acesso, como Okta, Active Directory, AWS IAM e mais. O CAASM pode detectar excesso de permissões.

  • Dominar as avaliações de conformidade: Eliminar a necessidade de auditorias "pontuais" com testes e coleta de evidências contínuos para estruturas de controle comuns, incluindo CIS, NIST, ISO 27001 e mais. O CAASM automatiza verificações regulares de conformidade.

Quais são os benefícios do CAASM?

Com o CAASM, os usuários obtêm uma compreensão profunda não apenas de onde os ativos estão em seus ambientes, mas também de como eles estão conectados.

As ferramentas CAASM oferecem uma ampla gama de benefícios, incluindo:

  • Redução da superfície de ataque: A identificação de vulnerabilidades de alto risco, shadow IT, lacunas de cobertura de segurança e controles não conformes permite que as organizações se protejam contra adversários. O CAASM permite que as empresas reduzam proativamente sua superfície de ataque.
  • Visibilidade aprimorada: obtenção de visibilidade abrangente de ativos, vulnerabilidades e configurações em ambientes híbridos e multinuvem. Isso elimina a cegueira de ativos que deixam as organizações expostas a riscos.
  • Postura de segurança pró-ativa: monitoramento contínuo e mitigação proativa de riscos. As organizações podem se concentrar na prevenção, não apenas na detecção. O CAASM permite a detecção antecipada de ameaças.

  • Conformidade contínua: verificação contínua da conformidade com padrões e regulamentos para evitar falhas de auditoria. O CAASM automatiza a coleta de evidências e gera relatórios de conformidade.

  • Racionalização de processos: automatização de tarefas manuais demoradas, como gerenciamento de vulnerabilidades e inventário de ativos. Isso libera as equipes para se concentrarem em iniciativas de alto valor. O CAASM reduz drasticamente o tempo gasto em processos manuais.

  • ROI elevado: maximização do retorno sobre o investimento em ferramentas de segurança existentes, racionalizando processos e reduzindo custos. O CAASM proporciona ROI significativo ao otimizar o uso de ferramentas atuais.

Em resumo, o CAASM dá às equipes de segurança a visibilidade, os insights e a automação necessários para transformar fundamentalmente a postura de segurança de uma organização. É uma evolução essencial para lidar com a complexidade cada vez maior da superfície de ataque moderna.

Quer amadurecer seu programa de segurança cibernética através de uma plataforma CAASM? Conheça a EcoTrust, a #1 plataforma SaaS de Inteligência em Riscos Cibernéticos, que utiliza a abordagem CAASM para ajudar empresas a serem mais resilientes a ataques cibernéticos. Agende uma demo aqui